Rio Day: evento em Brasília irá reunir autoridades e empresários para discutir os desafios da segurança pública do Rio de Janeiro

Rio Day: evento em Brasília irá reunir autoridades e empresários para discutir os desafios da segurança pública do Rio de Janeiro

Os desafios relativos à segurança pública na cidade do Rio de Janeiro serão abordados no evento Rio Day-Segurança, agendado para o dia 9 de agosto, no Auditório Petrônio Portela, localizado no Senado Federal, Brasília, DF. O encontro, promovido pelo Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Campo Olímpico de Golfe, Animabr e Take the Lead, reunirá diversos atores sociais, incluindo autoridades, especialistas e empresários, com o objetivo de discutir soluções inovadoras que incentivem medidas concretas para melhorar a segurança na cidade maravilhosa.

As pautas a serem abordadas incluem aprimorar a legislação para o combate ao crime, apresentar propostas para minimizar os efeitos negativos dos “pontos de criminalidade” no comércio e nas indústrias do RJ, além de explorar o uso da tecnologia para a melhoria dos sistemas policiais, penais e prisionais no Rio de Janeiro, entre outros assuntos.

“A segurança pública é um tema abrangente que afeta toda a população carioca, assim como os setores de turismo, educação, saúde, indústria, comércio, serviços, supermercados e farmacêutico. Precisamos enfrentar esse problema de maneira decisiva, unindo esforços do setor público e privado em busca de soluções. Questões como a ADPF 635, que tem impacto na segurança pública e nos roubos de cargas no Rio de Janeiro, os danos causados pela idolatria aos criminosos para a sociedade carioca e o entendimento sociológico da criminalidade, serão debatidas, apresentando propostas de soluções”, comenta Luís Leão, presidente do Instituto Coalizão Rio.

Durante o evento, renomados especialistas conduzirão palestras e painéis abordando diferentes aspectos da segurança na cidade, além de realização de workshops e debates para o envolvimento ativo do público. Também haverá a oportunidade de conhecer casos de sucesso, projetos inovadores e tecnologias que possam ter um impacto positivo e trazer soluções avançadas para o setor. Além disso, serão proporcionados espaços de networking entre os participantes, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências.

Através do diálogo promovido no evento, que contará com a participação da comunidade, as expectativas são de desenvolver um plano de ação colaborativo para aprimorar a segurança da capital fluminense, incentivar parcerias público-privadas, aprimorar políticas públicas e estratégias de segurança da cidade, impulsionar a adoção de novas tecnologias e envolver a sociedade civil na busca por um ambiente seguro e inclusivo.

Entre as autoridades, já estão confirmadas as presenças de nomes importantes para a primeira edição do Rio Day, tais como: André Ceciliano, Secretário Especial de Assuntos Federativos, Nilton Caldeira, vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Silvio Carvalho Junior, presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga), Julio Lopes e Marcelo Queiroz, deputados federais pelo Rio de Janeiro, Coronel Fellipe, idealizador dos projetos Segurança Presente e Lei Seca, presidente do Grupo Sunset, Carlos Portinho, senador pelo Rio de Janeiro, e outros políticos, presidentes de associações, empresários e especialistas.

O Instituto Coalizão Rio tem como propósito propor e apoiar políticas públicas que impactem o desenvolvimento sustentável e social do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que conta com mais de 590 associados, incluindo líderes políticos, setoriais e empresariais. A instituição luta por recursos e investimentos para o estado, buscando fomentar o empreendedorismo, promover parcerias entre os integrantes, inovação e desburocratização, além de contribuir para encontrar soluções que beneficiem o Rio de Janeiro.

Categorias CCBT Informa