Câmara Comunitária da Barra da Tijuca debate o incômodo que os helicópteros têm trazido para a região

A  Câmara Comunitária da Barra da Tijuca representa  mais de 400 filiados entre Condomínios e Associações, totalizando mais de 200.000 Moradores da região da Barra da Tijuca. E uma situação tem deixado os moradores insatisfeito:  a circulação dos grandes helicópteros que sobrevoam a Barra da Tijuca. Eles têm trazido incômodo com seus ruídos a níveis insuportáveis, bem como uma grande intranquilidade na questão da segurança em razão da baixa altura das aeronaves.

A CCBT já atuou em duas oportunidades anteriores junto às autoridades competentes, para que o Aeroporto de Jacarepaguá não tivesse sua pista ampliada e possivelmente fosse transformado em um novo “Congonhas” no coração da Barra da Tijuca.

Assim, vem requerer que no Edital 07/2021 para a concessão do referido aeroporto, seja estabelecido o seguinte:

  • — Definição de um parâmetro para o número de vôos(decolagens e pousos) off shore, em aproximadamente 50% do movimento aeroportuário local.
  • — Exigência com definição de prazo de 12 meses para redução do ruído dos helicópteros de grande porte contratados pelas empresas petrolíferas nas rotas de sobrevoos sobre a Barra da Tijuca.
  • — Que todas as aeronaves que realizam voos off shore no Aeroporto de Jacarepaguá, obedeçam a grade de horário entre IO às 16 horas, para seus pousos e decolagem
  • — Que seja expressamente vetada ao vencedor da concessão, a ampliação de pista no Aeroporto de Jacarepaguá.

Certos de que todos os pontos apresentados sejam levados as análises, a CCBT apresenta-se aberta para qualquer tipo de consideração a respeito.

 

Categorias CCBT Informa