CONFERÊNCIA HÍBRIDA COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, EDUARDO CAVALIERE, E O SUBPREFEITO DA BARRA, RAPHAEL LIMA

CONFERÊNCIA HÍBRIDA COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE,  EDUARDO CAVALIERE, E O SUBPREFEITO DA BARRA, RAPHAEL LIMA

 

 

No dia 15 de junho, aconteceu na CCBT uma conferência pelo sistema híbrido, com a presença do Secretário Municipal do Meio Ambiente EDUARDO CAVALIERE e do Subprefeito RAPHAEL LIMA. O secretário falou a respeito do projeto de revitalização do Canal de Marapendi, que está em execução, e apresentou outras demandas ambientais para toda a Barra da Tijuca, Recreio e Vargens.

 

“A CCBT tem um espaço que constrói e dialoga pelas melhorias do bairro. Recorrentemente, na pauta dos grandes centros urbanos temos em comum o tema: saneamento básico. Mensuramos o impacto da iniciativa privada e nas lagoas da nossa região grande problema envolve esgoto/ saneamento impacto na gestão de resíduos”.

Jeferson Pecin, Biólogo responsável pela revitalização,   disse que o projeto da revitalização do canal é um marco e ensinou muito a secretaria. “A comunidade nos mostrou que seu envolvimento é fundamental. Agradeço, imensamente, a contribuição de todos”.

 

 

Na oportunidade, Cavaliere informou que a prioridade da Prefeitura é a ordenação do espaço urbano e para que isto se concretize, a sua Secretaria- SMAC, juntamente com a Subprefeitura, Secretaria de Ordem Pública e apoio da Guarda Municipal já realizaram nesses primeiros meses de governo, mais de 30 ações de remoções e recuperação de espaços públicos na região.

 

Ele respondeu aos questionamentos dos presentes e dos que estavam remotamente participando da reunião. Indagado pelo Presidente da CCBT sobre a navegabilidade no sistema lagunar e principalmente no Canal de Marapendi, o Secretário informou que este tema precisa realmente definições da Prefeitura e que agendará reunião juntamente com a Secretaria de Transporte com a participação da Subprefeitura para que seja discutido um ordenamento neste sistema de transporte.

 

O Vice Presidente da CCBT, David Zee, sugeriu que a Secretaria desenvolva um concurso público para projeto de recuperação da Ciclovia, na Av. Dulcídio Cardoso, com melhor aproveitamento dos espaços das margens do Canal de Marapendi.

 

Afonso Chaves, Presidente da ABM, solicitou que tanto a SMAC como a Subprefeitura, tenham atitudes fiscalizadoras quanto ao abandono de barcos nas margens do canal e do trânsito desordenado também de barcos o que poderá em momentos futuros ocasionar sérios acidentes de colisão. O mesmo, solicitou ainda, diretamente ao Subprefeito providências sobre as raízes de diversas árvores que estão danificando o piso das calçadas trazendo perigo principalmente para as pessoas idosas que transitam nas ruas de proximidade da AMB.

 

Britz, Presidente da AMASCO, pediu providências da SMAC com referência ao desmatamento criminoso que acontece na Mata Atlântica nas imediações da Rocinha.

 

Marcia Hartung/ Riviera Dei Fiori, questionou providências para conter o despejo de esgoto e o assoreamento no sistema lagunar.

 

Geraldo/Itanhangá, solicitou providências sobre a ocupação desordenada do solo e a expansão das favelas na região.

 

Luiz Edmundo/Nova Ipanema, deixou uma sugestão para a secretaria abraçar uma campanha de orientação para coleta seletiva junto aos condomínios.

 

Todas as demandas e considerações mereceram respostas e anotações do Secretário EDUARDO CAVALIERE e do Subprefeito RAPHAEL LIMA.

 

O Vice Presidente da CCBT, David Zee, entrega seu livro “Amazônia Azul: Brasil Marinho” em mãos ao Secretário Eduardo Cavaliere e ao subprefeito da Barra, Raphael Lima.