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■ SINALIZAÇÃO E DUPLICAÇÃO DA AV. DAS AMÉRICAS
A duplicação da Av. das Américas e, posteriormente, a sua nova semaforização, foi uma das grandes reivindicações da CCBT, completando-se com a também duplicação do trecho compreendido entre o “Cebolão” e o Recreio dos Bandeirantes.

■ AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ
A CCBT, entendendo que a ampliação do Aeroporto de Jacarepaguá, que passaria então a operar aviões Foker e Boeing, trará uma grande variedade de transtornos, vem evitando todas as formas possíveis a sua concretização.

Para tanto, foi recebida em Brasília pelo Ministro do Meio-Ambiente, pelo Gabinete do Ministro da Defesa e também pelo CONAMA. Outros contatos foram realizados: INFRAERO, Comando da Aeronáutica, DAC, Governo do Est. RJ e Prefeitura, resultando na elaboração cuidadosa de um dossiê.

■ HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE
Indignada com a paralisação das obras do Hospital Municipal Lourenço Jorge, inclusive com os seus equipamentos em estado de deterioração, a CCBT iniciou um grande trabalho de reivindicação junto às autoridades competentes, exigindo a sua conclusão.
Quando reiniciada a obra, a CCBT designou alguns membros voluntários da sua Diretoria para acompanhá-la e fiscalizá-la, evitando desta forma qualquer risco de novas paralisações.

■ CÂMARAS COMUNITÁRIAS
A exemplo da nossa pioneira CCBT, existem hoje na cidade do Rio de Janeiro muitas outras Câmaras Comunitárias.

Lideranças de diversas regiões estão constantemente buscando orientação para a formação de suas Câmaras Comunitárias, entusiasmados com o trabalho realizado na Barra da Tijuca.

Mais do que seis:

CC BOTAFOGO
CC SÃO CRISTÓVÃO
CC JACAREPAGUÁ (2)
CC REALENGO
CC IPANEMA
CC CATETE
CC MAUÁ / MAGÉ
CC COPACABANA
CC PIEDADE
CAMPO GRANDE
CC MÉIER

CC RECREIO
CC LEOPOLDINA
CC TERESÓPOLIS
CC ILHA GOVERNADOR
CC IRAJÁ
CC SANTA TEREZA
CC CENTRO
CC BELFORD ROXO
CC MADUREIRA
MARICÁ
E em outras 41 cidades brasileiras

■ METRO

Em 1994 a CCBT iniciou a Campanha “BARRA-METRÔ”.

Em 1998 foi licitada a Linha 4 do Metrô, constituindo-se então a empresa Consórcio Rio Barra, com projeto para ligar a Alvorada/Barra e a estação Carioca/Centro.

Inquestionável é a afirmação de que este é o único transporte de massa, rápido e não poluente, capaz de atender à demanda do nosso bairro e de toda a cidade, que sofre sérias consequências pela sua precariedade.

Em 2000 a Câmara Comunitária da Barrada Tijuca lança a campanha Barra Metrô 2000, com entrega de folhetos e adesivos pela ruas bairro, e entrevistas para inúmeros meios de comunicação.

A participação da comunidade nas manifestações públicas foi fundamental para tornar realidade esta conquista.

 

A PRIORIDADE FOI A LINHA 4

-A concessão foi aprovada desde Dez/98.
-Pesquisas de opinião pública realizadas na Barra e Zona Sul, indicavam que 84% da população quer o Metrô. (Fte Pesq.: Engevix, contratada para a execução do projeto básico)
-A estimativa da demanda seria de 163 mil passageiros/dia em 2003, conforme estudos realizados em 1997.
-Mapeamentos geológicos e sondagens já realizados indicaram que as rochas a serem perfuradas são as de melhor condição para o trabalho.
-O projeto da Linha 4 original: Jardim Oceânico X Morro de São João em Botafogo, não teria quase nenhuma interferência no tráfego, e as desapropriações chegariam no máximo a 4%.

Porque:

Argumentos para execução da Linha 4:

-O corredor do trânsito no sentido Barra X Zona Sul e Centro, recebe hoje aproximadamente 140 ônibus rodoviários fretados pelos condomínios da Barra da Tijuca, originando mais de 500 horários diários que trafegam via Gávea, Jardim Botânico, Botafogo ou pela orla marítima.
-Com a implantação da Linha 4, ampliando para Alvorada X Carioca, grande parte dos ônibus e veículos que vêm da Zona Oeste e Jacarepaguá, também poderão desafogar o trânsito da Zona Sul e Centro.
-Com a implantação do Metrô, os condomínios reduzirão em até 25% a cota condominial pelo cancelamento dos contratos de fretamento de ônibus.
-A implantação da Linha 4: Carioca X Barra, dará a um usuário, por exemplo residente na Pavuna, a condição de chegar à Barra com conforto e segurança num tempo de 1 hora e 10 minutos.

O que conta neste momento contra a prioridade para a Linha 6:

-Não tem estudos de demanda.
-Não tem projeto básico.
-A linha 2 nos horários de “picos” já está saturada.
-A Interligação Linha 2 com Linha 1 no Estácio tem grande demanda em qualquer horário.
-A implantação da Linha 6 não resolverá o problema dos congestionamentos constantes e crescentes entre a Barra e a Zona Sul.

 

Entre 1994 e 2016 foram inúmeras reunião e diversas manifestações para que o metrô chegasse a Barra da Tijuca. Foram 22 anos de luta, para que finalmente no dia 06 de agosto de 2016 fosse inaugurado a linha 4 que liga a Barra da Tijuca (estação Jardim Oceânico) até Ipanema ( estação General Osório).

■ SANEAMENTO BÁSICO

O principal motivo da constituição da CCBT foi a necessidade de um movimento comunitário forte e organizadopara a reivindicação do Sistema de Esgotamento Sanitário para a Baixada de Jacarepaguá.

Através de muitos movimentos populares, organizados pela CCBT, reunindo centenas de pessoas nas avenidas do bairro, finalmente o processo de degradação ambiental, com a poluição do sistema lagunar da Baixada de Jacarepaguá, começa a ter os seus dias contados.

O posicionamento da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca reivindicando a construção do Emissário Submarino, através de inúmeras petições e manifestações junto com os moradores da Barra da Tijuca foi importante para que obra fosse concluída.

Hoje com as ETEs e o emissário funcionando o bairro tem 90% do seu esgoto interligado ao sistema coletor.

Conhecemos, porém, a necessidade de continuarmos atentos, acompanhando de perto a o funcionamento do Emissário Submarino e da ETE – Estação de Tratamento de Esgotos, para que operem de forma efetiva. dentro das condições determinadas pelos estudos técnicos e de acordo com o comprometimento dos órgãos governamentais competentes.