Planos de saúde terão de cobrir a realização de testes de covid-19

Planos de saúde terão de cobrir a realização de testes    de covid-19

A medida, editada por meio de resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU), já está em vigor.

Por meio deles é possível saber se a pessoa, exposta ao vírus em algum momento, tem ou não anticorpos. O exame é indicado a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas.

É um beneficiário de planos ambulatorial, hospitalar ou de referência? Apresentou sintomas como coriza, dor de garganta e sensação de febre, ou foi diagnosticado com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars)? Então você pode exigir o teste sem custos extras mediante pedido médico.

Planos de saúde não podem negar a realização de testes de covid19

Para quem não sabe, desde março, no início da pandemia, os planos de saúde já eram obrigados a cobrir outros testes para diagnóstico da Covid-19, como o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta. Além desse, outros seis exames também estão incluídos no Rol de Procedimentos Obrigatórios.

De acordo com a ANS na semana passada, dificuldades para realização de teste de detecção ou tratamento do Covid-19 representaram mais de um terço (36%) das 4,7 mil queixas recebidas pela agência  relativas sobre o coronavírus, de março até 15 de junho.

Categorias CCBT Informa