Engajamento da população: a chave para fortalecer o trabalho da Comlurb

Engajamento da população: a chave para fortalecer o trabalho da Comlurb

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca foi palco de uma importante reunião na semana passada, com a presença de síndicos e representantes de lideranças da região. O tema em discussão foi a melhoria da coleta domiciliar e a promoção do programa Selo Azul, uma iniciativa que busca incentivar práticas sustentáveis nos condomínios. Tratamos sobre coleta domiciliar, coleta seletiva e o novo projeto da Comlurb, SELO AZUL. Estiveram presentes, o Gerente de serviços de limpeza urbana da Comlurb na Barra da Tijuca, Felipe Soares, e o Coordenador de coleta seletiva e do SELO AZUL, Édison Sanromã.

“A avaliação para a obtenção do Selo Azul é realizada por uma equipe técnica da Comlurb, que analisa os procedimentos adotados pelos candidatos em relação à segregação adequada dos resíduos, implantação de coleta seletiva, destinação correta e parcerias com cooperativas de reciclagem. Os estabelecimentos que atendem aos critérios estabelecidos recebem o selo e podem usufruir de benefícios, como divulgação em canais oficiais da Comlurb, tendo um contato mais próximo com a equipe local e participando de ações ambientais”, destacou Edison.

Durante a reunião, foram discutidas diversas estratégias para aprimorar a coleta domiciliar na região da Barra da Tijuca. A participação ativa dos síndicos e representantes de lideranças foi fundamental para identificar desafios e propor soluções efetivas.

Uma das propostas apresentadas foi a implementação de um sistema de monitoramento e orientação por meio de grupos de comunicação com os condomínios. Essa iniciativa permitirá um contato direto entre a Comlurb e os síndicos, facilitando a comunicação sobre os dias e horários de coleta domiciliar comum e da coleta seletiva, além de fornecer orientações sobre separação adequada dos resíduos.

 

Nesse sentido, a reunião na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca reforçou a importância de engajar os condomínios a oferecerem seus resíduos para coleta de maneira organizada e no tempo adequado.

A implementação do projeto Selo Azul nos condomínios da região da Barra da Tijuca, segundo a Comlurb, traz consigo uma série de benefícios, incluindo a valorização do empreendimento, o fortalecimento da imagem sustentável e a contribuição direta para a construção de uma cidade mais limpa e ecologicamente responsável.

No que se refere a coleta domiciliar, Felipe Soares, Gerente de Serviços de Limpeza da Comlurb, destacou a importância da parceria entre a empresa e os condomínios. Ele aproveitou a oportunidade para mencionar exemplos de condomínios que têm se destacado como parceiros, mobilizando seus próprios funcionários para atuarem em conjunto com os garis da Comlurb.


“Essa iniciativa de engajamento dos condomínios tem sido fundamental para o sucesso da coleta domiciliar, uma vez que permite um melhor gerenciamento dos resíduos e evita possíveis contratempos, como o espalhamento do lixo nas calçadas ou o acesso indevido de catadores informais aos materiais descartados. Ao envolver os funcionários dos condomínios nesse processo, há uma maior conscientização e responsabilidade no descarte correto dos resíduos, além de agilizar a coleta”, admitiu, Felipe.

O Gerente de Serviços de Limpeza sinalizou que com a união de esforços, é possível aprimorar ainda mais os serviços de coleta domiciliar, contribuindo para uma cidade mais limpa e organizada. Os exemplos positivos demonstram que a cooperação entre os condomínios e a Comlurb é um caminho promissor para a melhoria contínua dos serviços de limpeza e destinação correta dos resíduos.

A reunião na Câmara Comunitária proporcionou um espaço propício para compartilhar experiências e estratégias bem-sucedidas, fortalecendo ainda mais a relação entre os condomínios e a Comlurb. “Essa troca de conhecimento é fundamental para impulsionar a coleta domiciliar e incentivar outras comunidades a adotarem práticas similares, colaborando para uma cidade cada vez mais sustentável e consciente”, frisou Felipe.

Categorias CCBT Informa