Diretoria da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca debate futuro dos sobrevoos de helicóptero na região e futuro do Canal de Marapendi

Diretoria da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca debate futuro dos sobrevoos de helicóptero na região e futuro do Canal de Marapendi

Em reunião na Câmara Comunitária, diretoria debate temas como sobrevoos de helicóptero na região, recadastramento de novos clientes na Iguá, nova concessionária para os serviços de Água e Esgoto e revitalização do Canal de Marapendi. Encontro teve a presença do subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima

No dia 10 de novembro, aconteceu mais uma reunião de diretoria na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. Essa edição, em especial, teve como convidado o subprefeito, Raphael Lima. Um dos assuntos da pauta foi a revitalização do canal. Estiveram presentes: Delair Dumbrosck/CCBT, Cleo Pagliosa/Amarosas, Esperidião Medeiros e Ricardo Nogueira/Pedra
de Itaúna; David Zee/Riviera; Fábio Guimarães/Barra Deck Leste; Antonio Carlos Guimarães/Riviera; Odilon de Andrade/Rosa Maior; Antonio Ernesto/Riviera, George Khede/CCBT; Neidir Almeida/Alfa Barra-II, Ildamar Nunes/Pqe.Rosas, Jose Manoel/Barra Sul, Sergio Pernes/Wimblendon Park, Eduardo Figueira/Sta. Monica T. House, Afonso Chaves/ABM, Jose Maffei/Nova Ipanema, Luiz Edmundo/Nova Ipanema, Marcia Hartung/Riviera, Roberto Salvador/Barramares; João Guilherme R. Netto/Via Cancun; Luiz Eduardo Conde/Jardim Oceânico e Raphael Lima/Subprefeito.

Antes de mais nada, o presidente, Delair Dumbrosck comunicou a todos que no dia 17 de novembro que, às 9:30hs, aconteceria no Clube Náutico do Mandala, uma Audiência Publica para receber contribuições com referência ao Parque Natural da Barra da Tijuca – PARQUE NELSON MANDELA, com objetivo de discutir procedimentos para o parque.

Dando prosseguimento, Delair trouxe a notícia que a IGUÁ, nova concessionária para os serviços de Agua e Esgoto, faria um plantão na CCBT entre os dias 16 e 19 deste mês, no horário das 9h às 17hs. A finalidade da Iguá é a de conhecer os seus futuros consumidores e também de receber as observações de cada um, para dar eficiência no atendimento de seus serviços.

Sobre a questão dos sobrevoos de helicópteros na região, o presidente esclareceu que a CCBT vem participando ativamente de movimentos com a finalidade de debater os sobre vôos dos grandes helicópteros sobre a Barra da Tijuca, que causam incômodos pelos altos ruídos e também preocupação na questão da segurança. Em razão da participação na Audiência Publica no Dia 27/10,
realizada pela Câmara de Deputados Federal, a CCBT encaminhou para ANAC considerações para serem avaliadas e  constadas no Edital de Concessão do Aeroporto Santos Dumont onde se inclui também o de Jacarepaguá.

Aproveitando a oportunidade, o presidente da Câmara Comunitária, Delair Dumbrosck não poderia deixar de fazer algumas perguntas que estão sem respostas faz algum tempo.

“Desde que a Prefeitura anunciou o projeto de revitalização das margens do Canal de Marapendi, a população se interessou por ele, como ficou evidente com o comparecimento sessão de lançamento realizada aqui na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. Considerado um projeto importante para a qualidade de vida e meio ambiente.  A revitalização só está sendo possível graças a uma medida compensatória ambiental. O investimento é de R$ 4,3 milhões, valor custeado por cinco empresas de outras regiões da cidade. Queremos saber o quanto desse valor ainda está disponível, quanto já foi usado, o cronograma e o andamento das ações”, questionou o presidente.

Raphael reconheceu que o projeto precisa de uma comunicação mais assertiva e a população precisa ter as respostas para seus questionamentos. Nesse movimento, o subprefeito respondeu as seguintes questões.

O presidente da AMARosas, que acompanha de perto o projeto desde o início fez algumas perguntas ao Subprefeito.

Cleo Pagliosa: Quantas mudas já foram plantadas?

Raphael Lima: 1.619

Cleo Pagliosa: Quantas faltam plantar?

Raphael Lima: Estamos estimando em mais mil mudas

Quantas Leucenas já foram retiradas?

Raphael Lima: Cerca de 950 leucenas e 57 árvores de outras espécies, em sua grande maioria exóticas, que estavam tombadas sobre o canal, prejudicando a navegabilidade.

Cleo Pagliosa: Quantas faltam sair?

Raphael Lima: Estimamos em mais 180 leucenas

Cleo Pagliosa: Onde podemos acompanhar este projeto?

Raphael Lima: Através de reuniões e/ou da implantação de placas informativas (por medidas compensatórias)

A sociedade local tem o interesse na continuidade do projeto de Revitalização do Canal de Marapendi, que visa substituir Leucenas por vegetação nativa.

Diante das respostas, a Câmara Comunitária continuará cobrando ações na prática e mais transparência nas fases que vêm sendo executadas.

Categorias CCBT Informa