Audiência Pública Saneamento Básico da Baixada de Jacarepaguá

Audiência Pública Saneamento Básico da Baixada de Jacarepaguá

 


Moradores pedem despoluição dos cursos d’água da região Custódio Coimbra

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca (CCBT) sediou na noite de ontem uma audiência pública sobre o Sistema Lagunar de Jacarepaguá, com a presença de deputados das comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Saneamento Ambiental da AERJ, Lucinha Helena de Amaral Pinto (Presidente da COSAN- ALERJ) e Deputado Gustavo Schmidt (Presidente da CDMA- ALERJ). Estiveram presentes o MPE, INEA, RIO-ÁGUAS e CONCESSIONÁRIA IGUÁ RIO.

As Comissões de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) e de Saneamento Ambiental (Cosan) da Alerj reivindicaram a retomada das operações da Unidade de Tratamento do Rio(UTR) do Arrio Fundo, em Jacarepaguá, durante uma audiência pública conjunta realizada na noite dessa quarta-feira (04/05) na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca.

Comandada pelo deputado Gustavo Schmidt, que preside a CDMA, ao lado da deputada Lucinha, presidente da Cosan, a audiência discutiu os problemas do Complexo Lagunar de Jacarepaguá e além da presença de representantes da concessionária Iguá Saneamento,Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Ministério Público Estadual (MPE), Fundação Rio Águas, Defensoria Pública, Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, a reunião contou com  técnicos, ambientalistas e demais representantes da sociedade civil.

O presidente da CDMA solicitou à Iguá que remeta à Comissão toda a documentação enviada para análise à Agenersa e os estudos sobre a UTR do Arroio Fundo. Ele informou que participará de uma reunião a ser agendada entre a concessionária e a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, na qual será apresentado todo o cronograma de obras previstas.

Delair Dumbrosck, presidente da CCBT, enfatizou que os moradores não estão satisfeitos com as ações anunciadas para despoluir lagoas e rios do complexo e que o propósito da Câmara com a realização da audiência é a assinatura da Assembleia Legislativa em uma representação que a CCBT fará junto ao Ministério Público. “Desde que a (concessionária) Iguá assumiu (a distribuição de água e a coleta e o tratamento de esgoto na região) e fechou a UTR Arroio Fundo, e já morreram centenas de peixes nas lagoas. E há uma semana retiraram em abril mais de 300 toneladas de gigogas da praia. São mais de 400 pontos de despejo irregular de esgoto. Não vamos ficar de braços cruzados. Há 30 anos brigamos pela regularização do saneamento da Barra. Entendemos que é o momento do governo retribuir  a sociedade e aplicar parte do dinheiro da concessão na dragagem do nosso sistema lagunar”, afirma Dumbrosck”.

 

 

Categorias CCBT Informa