14º Encontro de Corais encanta Câmara Comunitária da Barra

14º Encontro de Corais encanta Câmara Comunitária da Barra

 

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca organizou, no último dia 24, um Encontro de Corais, em sua sede. Seis grupos de condomínios do bairro e associações fizeram apresentações que encheram o público de lágrimas, num repertório de músicas diversificado.

 


A irreverência do coral do Chorus Lux fez a plateia bater se divertir e se emocionar ao som de “Drão”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil; “A paz”, do Roupa Nova; “Mulheres”, de Martinho da vila; e Senzenina, de Hans Zimmer.

O maestro Paulo Daora, comentou sobre esta reunião musical e cultural promovida pela CCBT.

– Momento como esse são gratificantes. Essa foi a nossa primeira apresentação depois da pandemia. Participar dos eventos da Câmara é sempre uma alegria. Sem contar que é uma ótima oportunidade para troca de experiências. Luis é um cara de sorte por contar com esse espaço e essa estrutura, qualquer maestro gostaria de ter um lugar assim para ensaiar”.


Composto por 25 coralistas, o coral Península, com a Regência do maestro Miguel torres apresentou “Anunciação”, de Alceu Valença; “Can’t Help Falling In Love”, Elvis Presley; “Vira virou”, Cleiton e Kleidir; “Siyahamba”, do Vocal clima. “É uma alegria não fizemos nenhuma apresentação depois da pandemia, essa é a primeira e isso motivou o grupo a voltar aos ensaios. Essa é uma iniciativa excelente da Câmara comunitária da Barra. Esse é um espaço para a troca. O repertório dos grupos foi incrível”, destacou Miguel.


Comandado por pela maestrina Marta Belo, o Coral Betânia também fez os presentes se animarem nas poltronas com “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento; “eu já não ano só”, de Maria Betânia; “Deus é Deus”, de Delino Marcal; e “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong”. “É a primeira vez que participamos do encontro de corais aqui na CCBT. Foi maravilho, especial. Eu respiro música, então sou suspeita pra falar. A música, com respeito a todas as artes, nos traz felicidade”.

Com o maestro Luiz Lima à frente, o Coral Encanta Rio trouxe “Se acaso você chegasse Elza Soares”, “Whisky a Go Go”, do Roupa Nova.

Luiz Lima também orquestrou o Coral da CBBT, que cantou “Samba do Avião”, de Marisa Monte e Arnaldo Antunes; “Dancing Days’, de As Frenéticas; “Sama do Avião”, de Tom Jobim e o coral do Flamengo que cantou “Mas que Nada”, de Jorge Bem Jor” e “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi.

Luiz conduziu a abertura e o encerramento do evento com a participação de vários dos grupos ao mesmo tempo e finalizou com o seguinte depoimento. “O que é maravilhoso é esse movimento da atividade coral da Barra, e redondezas provando que o canto é uma ferramenta de integração, de qualidade de vida, de saúde, de cultura geral, de arte, de desenvolver o lado emocional. Porque um povo que canta é um povo mais feliz. A Câmara está de parabéns por apoiar esse tipo de atividade e espero que tenhamos muitos outros”.

Kaiky Resende, 17 anos, coralista do Chorus Lux contou um pouco da sua história e incentivou outros jovens a participarem de corais. “Comecei na música na igreja com 8 anos e procurei por conta própria. Com 13 anos entrei coro juvenil do RJ, fiz a audição e passei em segundo lugar. Esse ano entrei no Coral Outono Feliz e agora estou com o Chorus como regente auxiliar. Tenho vontade de fazer faculdade de música e incentivar outros jovens a conhecerem esse universo e quem sabe se identificarem como eu. A música salva vidas”.

Josefa, coordenadora do Coral da CCBT faz um convite a todos que desejam participar. “As portas do nosso grupo sempre estarão abertas a novos participantes. Não temos idade limite. Aqui fazemos amigos, confraternizamos e celebramos a vida. Voltar esse ano com o nosso encontro foi algo que oxigenou o grupo”.

Próximas apresentações

?? 12/11 – Igreja da Divina Providência

?? 27/11 – Encontro de Corais no Clube de Regatas do Flamengo

?? 15/12 – Apresentação dos corais do Maestro Luiz Lima na Cidade das Artes

.

Categorias CCBT Informa