Reunião do Conselho Diretor, que marca 31 anos da CCBT, é pautada pela segurança pública da região

Reunião do Conselho Diretor, que marca 31 anos da CCBT, é pautada pela segurança pública da região

Hoje, aconteceu a reunião do Conselho Diretor da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. Vários temas de utilidade pública para a nossa região como Saneamento, Segurança, Meio Ambiente e Trânsito foram temas tratados. O destaque da reunião desse mês foi a presença do comandante do 31º BPM, Flavio Henrique e a celebração de 31 anos de atuação da Câmara Comunitária.

Hoje, o efetivo do 31º Batalhão conta aproximadamente com 500 homens e 50 viaturas. “Em relação a parte de integração entre órgãos públicos e batalhões que fazem divisa com a nossa região ela é muito boa. Esquema tático, hoje mesmo falei com o secretário da PM 3 vezes. Já referente a orçamento para aumento de efetivo e a chegada de novas viaturas não temos data determinada. Temos uma licitação em andamento, sei que foi aberto concurso para 2mil vagas e a previsão é mais ou menos de 1 ano para formatura. Uma fonte de informações é o GMAR que está diariamente na praia, temos um grupo e trocamos informações diariamente. A nossa área é de Barra de Guaratiba até o Rio das Pedras”.

Recentemente o comandante foi chamado no Palácio para tratar ao pedido de associações da região para que a Barra Olímpica seja atendida pelo 31º BPM. “Isso está sendo tratado, mas ainda não tivemos um veredito. O Barra Presente e o Recreio Presente são subordinados À Secretária de Governo. Eles atuam na nossa área complementando o nosso trabalho do Batalhão. Eles ajudam muito e nos falamos cotidianamente. Eles têm um perímetro onde eles podem atuar e dentro deste trecho a contribuição é muito importante no dia a dia. Já passei de um ano de atuação. Sou morador da Barra há 25 anos e o tempo que eu permanecer aqui vou fazer o meu melhor”.

No que diz respeito a Guarda Municipal, Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, destacou que em 2018 a escala da guarda era 12/36 e no governo Crivella passou a atuar 12/72. “A Guarda era quase um efetivo fantasma e a população não tinha conhecimento sobre o fato. Tentamos entrar como inconstitucionalidade desse decreto e não conseguimos. Estávamos a mercê da política por política. Com as galerias e Plenário lotados, a Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público da Câmara do Rio promoveu, no dia 23 de maio, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar no 07/2021, que altera a escala de trabalho dos agentes da Guarda Municipal do Rio. A proposta retoma a escala de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso, que vigorava até alteração aprovada em maio de 2018, quando foi instituída a escala de 12 horas de trabalho por 60 horas de descanso. Segundo a Prefeitura, a retomada de escala que vigorava até 2018 vai ampliar de 863 agentes por turno para 2.497″. Em um breve levantamento o presidente da CCBT questionou quantos diretores sabiam da informação e em unanimidade todos responderam que não tinham conhecimento.

Nota sobre disparos de armas de fogo na Avenida das Américas

PMERJ I 2° CPA I 31° BPM

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Após ciência de vídeo que circula em veículos de comunicação de supostos disparos de arma de fogo ocorrido na Av. das Américas altura da Av. Jornalista Ricardo Marinho, na Barra da Tijuca, guarnições procederam ao local, onde não foi constatado nenhum tipo de ocorrência em relação ao fato. Esclarece que no referido endereço existe a presença de uma viatura fazendo o policiamento ostensivo, sendo verificado ainda junto ao público local, não ter ocorrido nenhum tipo de disparo de arma de fogo ou qualquer tipo de alteração.

 

Categorias CCBT Informa