Projeto Bairro Seguro é anunciado em reunião na Câmara Comunitária da Barra

Projeto Bairro Seguro é   anunciado em reunião na   Câmara Comunitária da   Barra

Com a pandemia, as reuniões do 31 Conselho Comunitário de Segurança tiveram que ser canceladas, por tempo indeterminado. Na manhã de hoje, 02 de fevereiro, a Câmara Comunitária e a Operação Barra Presente realizaram um evento com intuito de discutir a integração do Poder Público com a Sociedade Civil Organizada. Compuseram a mesa o coordenador do Barra Presente, Capitão Castelo; a nova administradora regional da Barra Marize de Queiroz Vieira; o comandante do 31 Batalhão, Tenente Coronel Alencar e Major Thiago.

O Tenente Cel Alencar, escolheu a Câmara Comunitária para anunciar um novo projeto, que contemplará toda a região do Bosque Marapendi, o Bairro Seguro.

“O projeto consiste num trabalho de Polícia de proximidade. Duas viaturas circularão aqui e não atenderão aos chamados do 190, mas as demandas dessa região. Contamos com o apoio da população. Trabalharemos para ampliar a parceria Polícia – Cidadão, sabemos o quanto o cidadão pode contribuir para diminuição da criminalidade e a segurança de todos. “, explicou o Tenente Coronel.


O comandante do 31 Conselho Comunitário de Segurança, Tenente Cel Alencar.

O projeto será inaugurado oficialmente em alguns dias, com a presença do Coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, secretário de Estado da Polícia Militar. Ao todo para contemplarem o Bairro Seguro na Barra da Tijuca, chegaram ao 31 Batalhão 40 novos policiais e viaturas. “A ideia é que os policiais que aqui trabalharem sejam conhecidos pelo nome, que ele esteja presente no dia a dia da população local”, ressaltou Alencar.

A estratégia é implantar o trabalho em 5 sub bairros divididos pela PM, que são: Bosque Marapendi, Avenida das Américas, Barrinha/Itanhangá, Península e Vargens. “O primeiro a ser contemplado é o Bosque Marapendi. Até sexta-feira, o Bairro Seguro estará ativo nessa região”.

Além do projeto, outras demandas do bairro foram discutidas com representantes da sociedade civil, moradores, presidentes de associações e comerciantes locais.

“Confesso que no início não apoiei o Barra Presente, pois acredito que esse investimento deveria ir para a nossa polícia e não ser criada mais uma força. Mas confesso, que a operação beneficiou muito a Barra da Tijuca e trouxe uma sensação de segurança que há muito tempo não tínhamos. Hoje eu caminho ao longo da Dulcídio Cardoso porque vejo as viaturas e os agentes circulando na região”, admitiu Delair Dumbrosk, presidente da Câmara Comunitária da Barra, que complementou pedindo que apoiem a Policia: “precisamos acreditar na Polícia e contar com o trabalho deles”.

Essa é a base para o trabalho da PM nesse projeto:

Missão 

Melhorar a qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro, através da preservação da ordem pública e da garantia dos direitos fundamentais.

Visão 

Ser referência em polícia de proximidade, orientada pela gestão e solução de problemas.

Valores 

  • Preservação da vida e da dignidade da pessoa humana
  • Respeito ao interesse público, ao policial e ao cidadão
  • Profissionalismo com reconhecimento de mérito
  • Governança com foco em resultado
  • Transparência
  • Hierarquia e disciplina

A partir desses conceitos, foram elencados os oito Objetivos Estratégicos:

  • Reduzir os indicadores referentes a crimes violentos
  • Consolidar o valor do policial militar junto à sociedade
  • Otimizar a capacidade operacional
  • Renovar a capacidade logística e estrutural das diversas organizações policiais militares
  • Aperfeiçoar os mecanismos de controle interno
  • Revisar e reestruturar as normatizações das unidades da Polícia Militar
  • Aprimorar e valorizar o efetivo policial militar
  • Aperfeiçoar os sistemas de tecnologia, informação e comunicação
Categorias CCBT Informa