Barra da Tijuca completa 41 anos com obras de revitalização da orla

Barra da Tijuca completa 41 anos com obras de revitalização da orla

Prefeitura do Rio, anunciou na manhã dessa sexta-feira (22/7), o cronograma de obras de recuperação dos trechos do calçadão da Barra da Tijuca que foram destruídos pelas ressacas e das muretas e decks da Praia da Reserva em evento em comemoração aos 41 anos do bairro.

O evento, que aconteceu no Quebra Mar, contou com a presença do Prefeito Eduardo Paes, do subprefeito da Barra, Raphael Lima, do presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado e de lideranças da Barra da Tijuca, entre elas o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosk.

A revitalização, que será feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, vai se estender por trechos ao longo de cinco quilômetros da orla, entre os postos 3 e 8.

“São trechos que foram mais afetados pelas ressacas dos últimos anos, desde o fim de 2019. Vamos revitalizar quiosques e recuperar a calçada danificada. Também será restabelecida a vegetação de restinga dessa parte da orla. É uma obra com prazo de seis meses, devemos entregar tudo pronto no próximo verão”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Para Raphael Lima, subprefeito da Barra, essa obra é mais do que um presente para a Barra, é um compromisso da Prefeitura de zelar pela cidade. Segundo ele, é preciso recuperar a orla, o calçadão que foi danificado pelas ressacas e a área da Praia da Reserva com decks e muretas destruídos.  

A recuperação dos decks da Praia da Reserva, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, será feita pela Secretaria de Conservação com um investimento de cerca de R$ 553 mil. Vão ser executados os serviços de substituição da pavimentação de oito decks em madeira por paralelepípedos, com área total de 1.265 m²; recuperação de 53 m² de alvenaria de pedra em elevação (muretas); recomposição de cercas de arame galvanizado, com reposição de 900 mourões de eucalipto para proteção da vegetação, e reposição de frades metálicos.

“Ele anunciou que nos próximos 15 dias será iniciada a obra de recuperação de todo calçadão da orla, danificado pelas grandes ressacas que aconteceram em 2020 e 2021. A promessa é que a obra seja  concluída em 6 meses. Assim esperamos”, declarou Delair.

Categorias CCBT Informa