ATA DA REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES NO RIO DE JANEIRO, REALIZADA EM 21 DE SETEMBRO DE 2017.
RESUMO
A Reunião aconteceu por iniciativa das instituições: CCBT- Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, AMASCO – Associação de Moradores de São Conrado, AMAB Associação de moradores de Botafogo e AMA Leblon.
Os trabalhos foram abertos pelo Sr. José Britz, anfitrião e presidente da AMASCO, que saudou a todos declarando que a união é muito importante para o momento que vive a nossa cidade. A seguir chamou o Sr. Delair Dumbrosck – presidente da CCBT, para dar continuidade aos trabalhos, que delegou a mim, Cleo Pagliosa – presidente da AMAROSA secretariar a reunião. Ao dar prosseguimento convidou a Sra. Regina Chiarada – presidente da AMAB, para fazer parte da mesa e apresentou a seguinte pauta : a) IPTU – b) Desordem Urbana.
Foi colocado para todos que a iniciativa da convocação para a reunião, se deu principalmente pela votação absurda do aumento do IPTU, acontecida há poucos dias na Câmara de Vereadores, onde ficou claro que a maioria dos parlamentares municipais vislumbraram mais os seus interesses pessoais(do toma lá dá cá), do que o da população que lá os colocaram. O Projeto de Lei apresentado pela Prefeitura, não tinha critério convincente que apresentasse razões para ser votado como foi. Atualmente na cidade do Rio de Janeiro, 2/3(um milhão e cem mil) dos imóveis com matriculas, não pagam o imposto e o referido reajuste votado poderá elevar o IPTU de quem já paga, em média de até 70%. Desta forma, foi sugerido que todos se movimentem em uma campanha para que as pessoas não votem mais naqueles políticos que deixam o seu compromisso com a população em troca de seus interesses pessoais. Prosseguindo, foram exibidas várias matérias jornalísticas sobre a votação do IPTU e também sobre a desordem urbana instalada na cidade, mostrando que as construções irregulares e o numero de camelôs aumentam a cada dia que passa, destacando também o problema da segurança com o aumento da violência nos bairros. Franqueada a palavra aos presentes, foram várias as manifestações, destacando-se:
Regina/Amab – Sugeriu que seja solicitada imediatamente uma audiência com o Prefeito Crivella.
Jorge Mendes/Ama Gloria – propõe uma discussão sobre as posturas municipais.
Cléo/Amarosas – Discutir com a Prefeitura a volta da Secretária de Ordem Pública.
Jorge Salgado/Ama Arco Verde – Manifestou sua concordância com a Regina.
Claudio Magnavita – Não perder a objetividade e redigir um documento para a mídia.
Igrejas/Amar Jd. Oceanico – Sugere que aconteçam mais reuniões.
Célia/Ama Urca – Denunciou que a cidade está sendo degradada.
Luiz Kutwak/Recreio – Sugeriu que todos divulguem os nomes dos vereadores que votaram pelo aumento do IPTU.
Ricardo/ABM –Sugeriu a colocação de faixas “Vamos dar o troco” denunciando os vereadores
Felipe/Amasco – Que sejam estudadas todas as medidas administrativas e jurídicas para serem implementadas com referência ao IPTU e a desordem urbana.
Simone/Amor – Que todas as ações sejam integradas e a união tem que ser constante.
Luz Carlos/Ama Humaita – Chamar o Prefeito em uma grande reunião.
Rick/Amab – Mobilizar os jovens em favor das causas.
Paulo Borges/Amasco – Sugeriu um Fórum permanente das lideranças.
Claudio/OAB – Deseja apoiar todos os movimentos que forem organizados pela sociedade.
Yonara/Recreio – Concorda com a colocação de faixas para divulgar os nomes dos vereadores.
Afonso/ABM – Que seja marcada logo a próxima reunião para que não se perca o foco.
Denise/CCBT – Convidou a todos para participar do programa ‘Voto Consciente” que é um projeto de acompanhamento do mandato dos vereadores – Telef. 3325-5674.
Em seguida ficou constituído um grupo preparatório para organizar a próxima reunião que acontecerá no dia 19 de outubro no mesmo local(Hotel Royal Tulip – São Conrado) : Rick/Botafogo, Ademar/Vila do Pan, Claudio/Urca, Britz/Amasco, Regina/AMAB, Afonso/Barra, Heitor/Jardim Botânico, Simone/Recreio, Cléo/Amarosas, Delair/CCBT. Ficou também acordado que uma força tarefa deva ser desempenhada por todos, para que se tragam mais representantes de outras Associações de toda a cidade. Por sugestão do Sr. Delair, o convite também deve ser estendido a outras instituições como: Associação Comercial, OAB, SECOVI, SINDUSCON e outras, pois a sociedade como um todo precisa se manifestar frontalmente contra a desordem urbana e o aumento da violência já instalada na cidade, trazendo prejuízos para a cidade, o comércio, o turismo e principalmente para o cidadão e sua família.
Rio de janeiro, 19 de setembro de 2017.
Artigos Relacionados

(C-441/19) ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA REALIZADA NO DIA 13/06/2109.

(C-443/19) ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA REALIZADA NO DIA 13/08/2109.

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 17 DE JANEIRO DE 2018.

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 13/07/2017

(C-443/19) ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA REALIZADA NO DIA 13/08/2109.
