UM ANO DE METRO NA BARRA

Voltar para Home

REFLEXOS NO TRANSPORTE DOS CONDOMÍNIOS E MELHORIA NA MOBILIDADE.
Ao completar um ano de operaçoes, a Linha Quatro do Metrô já provoca, como se esperava, efeitos nas grades de horários dos ônibus fretados pelos grandes condominios.
Além da redução de veículos na frota através da supreção de carros que se destinavam ao centro e à Zona Sul, houve a criaçao de novas linhas que passaram a levar os moradores diretamente à estacao Jardim Oceânico.
Os condomínios que optaram por manter alguns horários para o centro fazem parada obrigatória na estaçao do metrô, onde deixam 10 por cento dos passageiros. Outra providência foi a introduçao de micro-ônibus circulares, que além de fazerem a ligação de seus condomínios com o Metrô, transportam os moradores até shoppings e supermercados com diminuiçao de carros particulares circulando pela Barra.
A chegada do Metrô, além de racionalizar a utilização dos ônibus fretados melhorando o conforto de seus usuários, está proporcionando à alguns Condomínios e Associações de Moradores, a diminuição de custos e consequentemente redução nos valores das cotas condominiais. Como exemplos; o Condomínio Nova Ipanema reduziu em 24% a sua planilha de custo no transporte e a ABM – Associação Bosque Marapendi reduziu em 22% a cota de contribuição dos moradores.