Agentes do Barra Presente ensinam mulheres a se defenderem

Agentes do Barra Presente ensinam mulheres a se defenderem

CCBT e AMARosas apoiam evento com foco na defesa pessoal 

Ação celebra o AGOSTO LILÁS – Mês de Combate a violência contra mulher

A Operação Barra Presente, por meio da sua Coordenadoria e colaboradores internos , promoveu na última sexta-feira uma *aula de noções de defesa pessoal feminina para as moradoras do Bairro.* A aula começou com o aquecimento com o professor do Projeto Viva Melhor, Max Wendell, que semanalmente dá aulas na Praça do Parque das Rosas.

A Cabo Renata, juntamente com Agente Civil Dos Santos, demonstraram alguns itens importantes como: Visão Panorâmica, análise do ambiente, como se comportar mediante ameaças a integridade física, entre outros tópicos.

A OBP em parceria com a AmaRosas e a CCBT, valorizam as mulheres ressaltando a importância da conscientização neste mês de agosto LILÁS!

Presentes no evento, os diretores da Câmara Comunitária, Ilda Vianna e Cléo Pagliosa enalteceram a ação e abrirão as portas da CCBT para futuros eventos que a coordenação do Barra Presente deseje realizar. “Nós apoiamos todo e qualquer projeto em que o maior beneficiário seja o morador. Desde o início, do VIVA MELHOR, as moradoras se fazem presentes, divulgam e tem sido uma alegria nos reunirmos semanalmente. As moradoras amaram mais essa iniciativa do Barra Presente.

Juntos somos muito mais fortes!

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”
*(Cora Coralina)*

*Governo do Estado do Rio de Janeiro – VAMOS VIRAR O JOGO

Agosto Lilás

O monumento ao Cristo Redentor e outros nove pontos da cidade do Rio se iluminaram de roxo nos 15 anos da Lei Maria da Penha. Além do Monumento ao Cristo Redentor, a Igreja da Penha, o Maracanã, a Igreja Nossa Senhora da Penna, os Arcos da Lapa, a Câmara de Vereadores, o Museu do Amanhã, o Copacabana Palace, o Chafariz da Estrada do Galeão e o prédio da Prefeitura do Rio participaram da iluminação.

A ação faz parte da campanha Juntas Contra o Feminicídio, realizada pelas cidades do Rio, Niterói e Maricá. Vias e transportes públicos também participam da campanha divulgando os canais de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.

A Lei Maria da Penha é referência internacional no combate às violências contra as mulheres, mas o Brasil ainda ocupa o 5° lugar no ranking mundial destas violências. Em 2020, o número de feminicídios aumentou até 400% no país, segundo dados da Agência Senado.

As mulheres que estejam passando por uma situação de violência, ainda que sutil, podem contar com uma série de serviços de apoio psicossocial e jurídico, mesmo aquelas que ainda não se sintam preparadas para denunciar. No Rio, as mulheres podem procurar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Chiquinha Gonzaga, na Rua Benedito Hipólito, 125. Ou pelo telefone e whatsapp: 21 2517-2726 / 21 98555-2151. A cidade conta também com a Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal do Rio que apoia o cumprimento de medidas protetivas e a Casa Viva Mulher Cora Coralina, um abrigo sigiloso para as mulheres que estejam em uma situação de violência extrema.

“Queremos lembrar que nenhuma mulher está sozinha e, cada vez mais, fortalecer e ampliar nossos serviços para que as mulheres tenham as ferramentas necessárias, sejam elas emocionais, sociais ou econômicas para romper com o ciclo da violência”, afirma a Secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.