Em pauta: Saneamento básico e helicópteros

Em pauta: Saneamento básico e helicópteros

 

Na noite do dia 24 de fevereiro aconteceu reunião com as associações de moradores e lideranças da Barra da Tijuca para tratar sobre a operação da Unidade de Tratamento do Rio (UTR) do Arroio Fundo, em Jacarepaguá, que foi desativada pela IGUA e o sobrevoo de helicópteros na Barra da Tijuca.

Vale lembrar que a Iguá é a responsável desde 7 de fevereiro pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações.

Para marcar o início da Operação Rio, foi realizada uma cerimônia, que contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, do presidente da CEDAE, Leonardo Soares, e do CEO da Iguá, Carlos Brandão, dentre outras autoridades. O evento aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, sede e principal unidade operacional a ser gerida pela empresa, na qual noticiamos aqui no nosso site.

Após tomar posse, a Iguá decidiu realizar o desligamento da UTR.
O que vai trazer sérios prejuízos ao meio ambiente , intensificando inclusive o mau cheiro nas lagoas.
Diante desse cenário alarmante, o vice-presidente da Câmara comunitária da Barra, David Zee pontuou algumas questões a serem levadas em consideração:

 

‘’Tenho algumas perguntas para todos refletirem e chegarem às suas próprias conclusões:

1. Qual(is) é o equipamento urbano existente atualmente que beneficie diretamente as lagoas contra entrada de lixo, esgoto e sedimentos?

2. No conjunto dos serviços a UTR prejudica as lagoas?

3. Retirar a UTR beneficia mais a quem? As lagoas ou a aqueles que se permitem cobrar serviços plenos de saneamento básico para resultados incompletos?

4. Não seria um grande estímulo aos cobradores de serviços plenos de saneamento básico acelerar os investimentos por equipamentos e serviços de saneamento mais eficientes do que pagar por uma UTR “ineficiente” mas que bem ou mal minimiza a morte lenta das lagoas?

5. Não parece que ao desligar uma UTR existe uma redução de um custo já estabelecido de serviços de compensação por deixar esgotos e lixo chegarem as lagoas?


6. Você realmente acredita que desligar uma UTR nós ajudamos a melhorar as lagoas?

Pensem e abram os olhos pois eu infelizmente tenho olhos pequenos. É preciso ter consciência das consequências ambientais dos próximos anos no quintal da casa dos senhores que são as lagoas. As lagoas cheiram mal, ocorrem Boom de algas cianoficias, existe uma grande mortandade de peixes existem e chega lixo, gigogas nas praias e nas margens das lagoas. Sem falar no assoreamento com manchas de afloramento pantanos’, destacou David Zee.

Sobre todas as constatações, os presentes pediram a realização de uma segunda reunião com a presença a IGUA, mas concordaram que para realizar o desligamento da unidade, seria necessário apresentar outra perspectiva de tratamento, o que não foi o caso.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck, declarou que convocará as autoridades envolvidas no fechamento da Unidade de Tratamento do Rio (Arroio Fundo) para esclarecimentos a sociedade, em uma próxima oportunidade.

Acrescentou também, que o desligamento da UTR vai representar milhares de litros de esgoto bruto nas lagoas, vindos através do Arroio Fundo que atinge mais de 400.000 pessoas. Essa decisão é um retrocesso no processo de saneamento que a mais de 40 anos espera por uma decisão definitiva, afirma Delair.

O segundo assunto da pauta e de interesse da população era o sobrevoo dos helicópteros e sobre isso, Delair pontuou que ainda não há uma solução. “Houve reunião com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e uma audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar do assunto. A Petrobras contratou uma empresa para fazer medição sonora em alguns pontos da Barra, mas ainda nenhuma resposta foi repassada”.

O assunto precisará ser tratado em outras ocasiões para chegar a um consenso favorável. Informaremos, em breve, as novas tratativas e possíveis reuniões para discutirmos o assunto”.

Categorias CCBT Informa