Prefeitura entrega mais 40 novos ônibus do BRT para a população carioca

Prefeitura entrega mais 40 novos ônibus do BRT para a população carioca

No último dia 06, os diretores Cleo Pagliosa e Sérgio, acompanhara, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio, na entrega de mais 40 novos ônibus comprados para a requalificação do sistema BRT.
Os novos articulados já estão circulando entre os terminais Alvorada, Centro Olímpico e a estação Jardim Oceânico. Agora a nova frota conta com 76 novos ônibus, já que no fim de 2022, foram entregues 36 ônibus que já estão em operação na Transolímpica.
– Estamos insistindo para que as pessoas entendam que isso aqui foi comprado com o dinheiro delas. Por isso, estamos lançando uma campanha nas redes sociais: Proteja o BRT. Quem vir alguém pichando, rasgando o banco ou danificando o BRT, deve filmar e mandar para esses perfis, que nós vamos expor essas pessoas que não respeitam o bem público – disse o prefeito do Rio.
Além dos 76 ônibus já em circulação, ainda estão para chegar outros 485 novos veículos. Vale ressaltar que, assim como ocorreu na Transolímpica, os antigos articulados serão remanejados para os corredores Transoeste e Transcarioca até a chegada do restante da nova frota, já comprada pela Prefeitura.
A previsão é a de que a operação exclusiva dos novos ônibus no corredor Transcarioca comece em março deste ano e, em toda a extensão da Transoeste, no início de 2024, por causa das obras de repavimentação na pista. Já na Transbrasil parte da operação começa partir do segundo semestre deste ano. E a Transolímpica já opera em sua totalidade com todos os veículos novos.

Nova Transoeste
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início às obras de recuperação do corredor da Nova Transoeste em julho de 2022, com o objetivo de melhorar a qualidade da pista para a passagem dos novos ônibus, substituindo o asfalto por concreto.
A recuperação do corredor da Nova Transoeste já tem sido feita em dois trechos: Alvorada ao túnel Vice-Presidente José Alencar; e do túnel até a estação Pingo D’água. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no final de 2023.
Além da revitalização da pista, ainda acontecem as transformações das estações Mato Alto, Magarça e Santa Cruz em grandes terminais. As estações Pingo D’Água e Curral Falso serão contempladas em breve.

Categorias CCBT Informa