Praia da Reserva é reconhecida como exemplo de sucesso em preservação e qualidade ambiental

Praia da Reserva é reconhecida como exemplo de sucesso em preservação e qualidade ambiental

No último domingo, dia 06 de dezembro, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, hasteou a Bandeira Azul na Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, sinalizando que o balneário como exemplo de sucesso em preservação e qualidade ambiental.

A Reserva é a segunda praia na cidade do Rio de Janeiro a obter essa distinção da Fundação para a Educação Ambiental, organização internacional com sede em Copenhague, na Dinamarca, que premia os melhores exemplos ao redor do mundo na gestão ambiental de marinas, praias e embarcações de turismo. A primeira praia a receber o diploma foi a Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, que, desta vez, obteve a renovação da certificação para a temporada 2020/21.

A candidatura da Praia da Reserva ao título de Bandeira Azul foi admitida pela organização internacional em setembro de 2019. Desde então, a Prefeitura do Rio empenhou-se em adequar a praia às exigências da organização para o cumprimento dos 34 critérios em quatro eixos de sustentabilidade: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Um ano depois, em outubro deste ano, veio o resultado do júri internacional aprovando a Reserva para o programa Bandeira Azul.

A praia na Barra da Tijuca, com cerca de 7 quilômetros de extensão, está inserida numa unidade de conservação, o Parque Natural Municipal Nelson Mandela, criado em 2011 com o objetivo de proteger o remanescente de restinga e do manguezal da Lagoa de Marapendi, incluída na área de influência do parque. Em seus 1,6 milhão de metros quadrados de área convivem espécies raras de fauna como, por exemplo, a borboleta da praia e a lagartixa de areia, ameaçadas de extinção.

Além das praias da Reserva e Prainha, na cidade do Rio, o estado tem apenas mais uma praia certificada com a Bandeira Azul: a Praia do Peró, em Cabo Frio. De acordo com a coordenadora do programa no Brasil, Leana Bernardi, o Rio tem potencial para ter mais praias dentro do padrão de qualidade exigido pela organização e aponta a receita para alcançar esse objetivo.

A Bandeira Azul também foi hasteada na Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, que faz parte do Parque Natural Municipal da Prainha. A Prainha detém este título desde 2010. Esta é a oitava temporada em que a Prainha desfruta da certificação.

Fonte: AIB NEWS