A dragagem do Complexo Lagunar da Barra e de Jacarepaguá finalmente será uma realidade?

A dragagem do Complexo Lagunar da Barra e de Jacarepaguá finalmente será uma realidade?

Projeto prevê remoção de 2,3 milhões de metros cúbicos de lodo e sedimentos do fundo das lagoas

Na terça-feira (18), o Governo do Rio concedeu uma licença ambiental para que o Complexo Lagunar da Barra e de Jacarepaguá, receba enfim as obras de dragagem, onde sedimentos serão retirados do fundo das lagoas. De acordo com a Iguá Saneamento, empresa responsável pelo projeto, existe a previsão de remoção de 2,3 milhões de metros cúbicos de lodo, terra, lixos, além de outros materiais impróprios.

Em evento realizado na manhã de terça-feira, na Ilha da Coroa, na Barra da Tijuca, o governador Cláudio Castro, o vice-governador e secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha, e membros da Iguá, concessionária que ganhou o leilão dos serviços da Cedae na região, assinaram o termo de licença ambiental para obras de dragagem no Complexo Lagunar da Barra e de Jacarepaguá. A obra, uma promessa desde o período olímpico, pode não apenas limpar todo o espelho d’água dos canais, como também fazer com que o transporte lagunar volte a reinar nesta área da Zona Oeste do Rio.

Com previsão para ser iniciado em novembro deste ano, a empresa espera que as intervenções durem cerca de 36 meses para serem concluídas. Segundo a Iguá, as obras, que vão ser realizadas em canais das Lagoas da Tijuca, Camorim, Jacarepaguá, além do Canal do Marapendi e da Joatinga, permitem o restabelecimento do fluxo de água na região e o reequilíbrio do ecossistema.

O vice-governador e secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, também fez questão de dizer que a população do Rio precisa colaborar para que o projeto esteja em compasso com as obras e tudo fique como está no papel: limpo.

“Este é um momento importante para a história hídrica da Barra, Recreio, Jacarepaguá e Rio como todo. Tivemos dias de luta e muito trabalho para essa licença, a fim de iniciar esse processo de recuperação das Lagoas de Jacarepaguá. Esperamos, em pouco tempo, ter boas notícias, com mais regiões tendo esse processo de dragagem”, afirmou Pampolha.

 

Fonte: Jornal da Barra

Categorias CCBT Informa