Moradores à espera de ordem pública

Moradores à espera de ordem pública

Avaliação

5 out of 5
Graphics
1 out of 5
Gameplay
3 out of 5
Sound
4 out of 5
Storyline

Total

3.3
3.3 out of 5

Visão Geral

  • Marca Canon, Nikon
  • Pros:

    Quo te partem nusquam salutatus, nobis oratio vel ut. Duo te quod salutatus.

  • Cons:

    In qui facilisis appellantur, pro vero aliquid fabulas cu. Pri cu facete debitis fabellas, accusam voluptua ad mel.

  • Conclusão

    Nibh voluptua eleifend sed ne, ex melius maiorum vix, ea case percipit sit. Quo in scripta prodesset, ex nam sonet theophrastus.

Moradores à espera de ordem na Barra da Tijuca.

Moradores e representantes do bairro apresentaram suas reclamações e sugestões para o secretário de Ordem Pública do município.

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca reuniu, na quarta-feira (8) moradores, associações e síndicos para discutir o ordenamento urbano da região com o secretário de Ordem Pública, coronel Paulo César Amendôla. Foram inúmeras reclamações feitas sobretudo em questões como estabelecimentos que se apropriam das calçadas, ou fazem festas irregulares sem alvará, carros que estacionam irregularmente, flanelinhas e ambulantes que atuam na região, ocupação irregular do solo, como os puxadinhos dos quiosque da praia e o aumento da insegurança no bairro.

Na reunião também estavam presentes o superintendente da Barra da Tijuca, Thiago Barcellos, o presidente e o vice-presidente da CCBT, Delair Dumbrosck e David Zee, respectivamente, e o inspetor da Guarda Municipal, Carlos Felício.

Nos últimos anos  a Barra da Tijuca recebeu grandes investimentos na área de transporte, como o BRT e o metrô,  e também novos estabelecimentos e empreendimentos comerciais como:  quiosques na orla, hotéis e bares e boates, aumentando com isto o fluxo de pessoas e carros na região.

Se por um lado os bares e boates movimentam a economia do bairro, e os novos meios de transporte melhoram a mobilidade, pelo outro, surgem vários problemas que geram desordem e insegurança aos moradores.

Segurança pública

Durante a reunião o secretário de Ordem Pública enfatizou que o trabalho para reduzir as estatísticas da criminalidade na cidade deve ser coordenado com ações em conjunto com todas as secretarias, órgãos e superintendências do município, a Polícia Militar, a Polícia Civil, e deve  contar com o emprego de câmeras e tecnologias, e também com a participação da sociedade através dos conselhos comunitários de segurança, associações e câmaras comunitárias.

 

-Estamos levantando este mês todas as câmeras existentes na cidade para que possam ser integradas ao Centro de Operações Rio (COR), e as imagens obtidas possam ser aproveitadas em prol da segurança do cidadão, pela Polícia Militar, e pela Guarda Municipal  que será acionada via rádio, possibilitando uma ação rápida e eficaz – disse o secretário.

O presidente da CCBT, Delair e o presidente do conselho comunitário de segurança, Ricardo Magalhães,  apresentaram ao coronel Paulo César Amendôla, o projeto bairro seguro, para que este  possa fazer parte da proposta da Seop para segurança pública. Uma central de monitoramento instalada no bairro que utiliza câmeras da prefeitura, condomínios, residências, shoppings e qualquer entidade que deseja se interligar.

– A prefeitura tem câmeras que poderiam colaborar com este modelo, pois o objetivo é obter em tempo real as ações criminosas, e também permitir que os delegados e comandantes da polícia militar recebam os registros de forma a facilitar na investigação”, ressaltou Ricardo.

Festas irregulares

Outra queixa dos moradores ao secretário foram as festa em bares e casa em lugares que não possuem alvará para sua realização.

O secretário Amendôla explicou que atualmente quem realiza ações de repressão e a fiscalização são a PM, e a é a secretaria de meio ambiente, esta tem o poder de medir o barulho no local. Porém tendo em vista se tratar de uma perturbação da ordem pública, a Seop está trabalhando para que possa atuar na fiscalização e repressão desta infração.

– Há um mês estamos conversando com a PM e a secretaria de meio ambiente em termos técnicos e jurídicos,  para que esta competência seja de responsabilidade da Seop. Isto é pretendemos realizar um  grupamento de defesa ambiental, com os guardas municipais instruídos e preparados para utilizar esse aparelho de medição de barulho. Oguarda fica apto para multar, e tira uma sobrecarga da PM. Abraçamos essa ideia e temos condições de fazer – afirmou o secretário.

A moradora do Jardim oceânico,  Lonora, denunciou uma nova modalidade de festa, na passagem de pedestre na Avenida Armando Lombardi.

– Colocaram luz, som alto, e fizeram uma festa na passagem. A mobilidade urbana veio tanto para o bem quanto para o mal – disse indignada a moradora.

Em relação às festas irregulares em bares, casas e quiosques ,e estabelecimentos que se apropriam da calçada, o superintendente da barra, Thiago Barcellos, informou aos moradores que já está realizando operações junto com a Guarda Municipal e órgãos competente para fiscalizar e coibir tais estabelecimentos.

– Já foram realizadas 3 operações na Olegário Maciel e iremos realizar outras no Joá – divulgou  Thiago.

BRT

O vice-presidente da Acibarra, José Wilson Cordeiro, reclamou das depredações que estão ocorrendo no BRT e da falta de fiscalização nas estações para coibir as pessoas que não pagam a passagem. Amendôla disse que apresentou uma proposta para o consórcio do BRT  para que a Guarda Municipal faça a seguranças nas estações. A ideia é que os guardas municipais trabalhem em seus  dias de folga de forma voluntária, em troca de uma remuneração extra, e o valor do pagamento seja arcado pelo consórcio.

– Para isto o prefeito precisaria  autorizar, para que a GM escale um efetivo todos os dias, em estações que não fossem perto de locais que hajam armas de fogo, já que se trata de uma guarda desarmada – acrescentou o secretário.

Vans irregulares  

O presidente da Câmara Comunitária, Delair Dumbrosk, mostrou preocupação  com as vans ilegais que voltaram a circular na região, causando transtorno. O secretário afirmou que a Seop está trabalhando junto com Polícia para fiscalizar o transporte complementar. Ele disse que a base operacional está localizada em Jacarepaguá, impedindo que este transporte seja manipulado por milícias que ainda existem na cidade.

Além disto, Delair apresentou outras demandas da região:

  • Tratar a questão de uma construção irregular ao lado do Nova Ipanema e atrás do BNDES
  • Fiscalizar a descarga de caminhões cegonhas em lugar inapropriado, que causam transtorno no trânsito da Barra.
  • Fiscalizar o elevado em frente ao condomínio Nova Ipanema, para evitar o desembarque de passageiros de ônibus de linha no local.
  • Devolver a terceira faixa na Avenida das Américas, perto da Rodoviária Alvorada no sentido Recreio.
  • Solicitar o recolhimento dos menores que ficam nos sinais de trânsito, para evitar possíveis atropelamentos.

Segundo Delair agora é preciso de ficar de olho e cobrar da Superintendência e da secretaria de Ordem Pública ações para que sejam sanadas as reclamações dos moradores da Barra da Tijuca.

Categorias Eventos na CCBT