O CONDOMINIO DEVE OU NÃO PROMOVER A CONTRATAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES (Lei 10.097/2000).

A obrigatoriedade de contratação de jovens aprendizes surge a partir da lei 10.097/2000  que deu nova redação ao artigo 428 da CLT que trata de aprendizagem. O Decreto 5.598/05, diploma que regula a matéria, é claro ao fazer referência à necessidade de os estabelecimentos serem obrigados a empregar e, matricular nos cursos de aprendizagem, jovens que tenham até 24 anos. Contudo, salientamos que o conceito de estabelecimento é fixado pelo Código Civil em seu art. 1.142 e a este devemos nos deter para elucidar o presente questionamento.

Estabelecimento é o complexo de bens, materiais e imateriais, organizado, para o exercício da empresa, por empresário ou por sociedade empresária que objetiva a produção de bens ou serviços para o mercado. O Condomínio Edilício, de forma bastante genérica, é a propriedade em comum de duas ou mais pessoas sobre determinado bem. A função a qual este se presta em momento algum pressupõe a produção de bens ou serviços para o mercado, tampouco desempenha atividade econômica, não auferindo, portanto, qualquer tipo de lucro. Pelo contrário, de fato, há o rateio de despesas daqueles que vivem em condomínio.

Desta forma, entendemos ser absolutamente equívoco imputar ao condomínio a obrigação de realizar a contratação de joves aprendizes, como se alí houvesse atividade econômica  ou social que  justificasse vinculação aos mandamentos dos diplomas legais que disciplinam a Lei de Aprendizagem. Como já dito anteriormente o que exclui a responsabilidade do Condomínio, e fundamenta a sua existência, é a finalidade exclusiva em cuidar dos interesses comuns dos coproprietários, desta maneira não se subordina ao que dispões o art. 9º do Decreto 5.598/05, uma vez que não se enquadra no conceito de estabelecimento. Sendo assim não há que se falar em obrigatoriedade do Condomínio em realizar contratação de jovens aprendizes, sob qualquer alegação.

Categorias CCBT Informa