Coral Virtual

Coral Virtual

Esperança e encorajamento- Em meio a Pandemia Coral da CCBT mantêm os ensaios em sala virtual

O Coral da Câmara Comunitária teve sua primeira experiência online em conjunto. Devido à quarentena e à pandemia que assola o mundo, o coral achou uma forma de dar continuidade às atividades por meio de uma plataforma gratuita de videoconferência online.

Nos encontros, que acontecem as segundas-feiras, são executados exercícios de técnica vocal. “Independentemente de alguns probleminhas técnicos que as vezes acontecem, os ensaios são produtivos, o pessoal tem participado. As 14h reunimos os sopranos, os contraltos as 15h e tenor e baixo as 16h”, afirmou Luiz.



Segundo o maestro, coros do mundo todo estão adotando esta prática temporária para suprir o cancelamento de encontros presenciais nas universidades, conservatórios de música, igrejas e instituições culturais.

Todos os cantores podem estudar em suas residências e tirar as dúvidas na videoconferência. Nos encontros, os integrantes se conectam com seus fones e microfones e o maestro com microfone e piano digital.

Isabel Lisboa, 65 anos, disse que tem sido bem interessante, participar deste encontro virtual. Apesar de ser a primeira experiência com ensaio por vídeo está sendo muito bom, pois é uma maneira de não ficarmos sem ensaio e rever o Maestro e as coralistas enquanto não passa esta pandemia. Acho que o maior desafio é conseguir cantar longe das amigas, e juntarmos as vozes pelo vídeo.

Maria Josefa de Araújo Barbosa, 71 anos, coordenadora do grupo participa de dois encontros virtuais. Um pela Câmara Comunitária da Barra da Tijuca CCBT, e outro pelo MAP (Movimento de Amor ao Próximo). “Fico contando as horas para o início de cada reunião. Pois temos oportunidade de conversarmos ao vivo. O desafio maior é cantarmos ao mesmo tempo porque existe delay. O som não se propaga ao mesmo tempo. Mas, assim mesmo, ouvimos o som do teclado do maestro e vamos lembrando e gravando as músicas que vínhamos treinando. E tirando as dúvidas que sempre aparecem. Se não fizéssemos esses encontros, provavelmente, as músicas cairiam no esquecimento. Adorei a ideia do Maestro porque passamos uma boa parte deste desagradável período nos divertindo enquanto aprendemos”.

Josefa faz um convite. “Estamos precisando de mais coralistas, principalmente vozes masculinas. Nossos ensaios são às segunda-feira, às 14hs até 16hs”.

O maestro finaliza dizendo que espera que tudo se resolva o mais rápido possível, mas que enquanto isso não acontece, a atividade artística e cultural não será paralisada.

Inclusive se alguém estiver interessado em participar do coral basta ligar para o maestro Luiz Lima e participar das aulas.

Maestro
Luiz Lima 99715-9095

Categorias Uncategorized