(C-434/18) ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 18 DE JULHO 2018.

        (C-434/18)

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 18 DE JULHO 2018.

 

PRESENÇAS: Delair Dumbrosck/RHR; José Manuel Cruz Costa/Grumari-Barrasul; Luiz Iotty/Barramares; Cléo Pagliosa/AmaRosas; Luiz Edmundo de Andrade/Nova Ipanema; Ildamar Nunes Vianna/Rosa da Barra; Antonio Carlos Guimarães/Riviera Dei Fiori; Márcia Hartung/Riviera Dei Fiore; Neidir Almeida/AlfaBarra II; Rodrigo Marchon/Borborema; Sergio Pernes/Wimblendow; Pedro Manuel Rio Tinto de Matos/Malibu; Wilson Dantas/Aldebaran; Fernando Duque Estrada/Reserva Uno; Leandro Valente da Silva/Riserva Uno; Nelson Seixas/Rosa da Praia; Sylvio J. C. Pinho/Rosa da Barra; Luiz Igrejas/AMAR; Flavio Caland/Superintendente da Barra; Sonia Lopes/Rosa dos Ventos; Marize Vieira/Jardim Oceânico; Luiz Alexandre Bissagio/AMASCO; Kelly Sodré/Morada dos Beija Flores.

 

RESUMO: Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente Delair Dumbrosck, que convidou a mim José Manuel Cruz Costa para secretariar a reunião.

ABERTURA: Com início às 19:30min. Delair iniciou a reunião, apresentando o Sr. Flávio Caland, novo Superintendente da Barra da Tijuca.  O Diretor Pedro Manuel /Malibu apresentou os Senhores Fernando Duque Estrada e Leandro Valente  representantes Reserva Uno, participantes pela primeira vez da reunião da CCBT.

AÇÃO DA CEDAE:   Com a palavra Drª Márcia fez o resumo da ação, que esta transcorrendo na 11ªVF contra a CEDAE desde 1997. Ela informou que no dia 27/02/18 em audiência, o Juiz estabeleceu um prazo de 120 dias, que já foi prorrogado por mais 30 dias, para que a CEDAE apresente uma solução para estancar o deposito de esgoto inatura nas lagoas da Barra. Nesta ação, está correndo uma penalidade de multa diária contra a CEDAE no valor de R$ 5.000/dia mais os prejuízos ambientais pelo acumulo do esgoto, hoje com valores aproximados em R$1.500.000,00.  A CCBT tem acompanhado todos os estudos e trabalhos da CEDAE na formalização da proposta, o que deverá acontecer até o dia 26 deste mês de julho e, após está data deverá ser marcada uma nova audiência pelo Juiz da 11ªVF. O Presidente Delair, lembrou que o Autor da Ação é o MPF, sendo a CCBT assistente e parte interessada.

CURSOS: Próximo curso será de Conservação Predial dia 26 de julho de 14:00 às 17:00h com Engº Antero Parahyba  e  Arquiteta  Adriana Roxo.

SUPERINTENDENTE DA BARRA DA TIJUCA: O  presidente Delair, fez a apresentação do novo ocupante da Superintendência  da Barra, Sr.  Flavio Caland.  No mesmo momento, fez a leitura de um manifesto encaminhado ao Presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felipe, protestando sobre o projeto de desafetação dos terrenos localizados no Parque das Rosas e no Condomínio Wimbledon Park, para o que solicitou o apoio e interferência do Sr. Flavio Caland.  O Superintendente , então, declarou  que estava autorizado pelo Sr. Jorge Felipe a dizer que a CCBT poderia contar com o apoio e que a reivindicação estará sendo atendida com a saída e a retirada da votação das referidas emendas.  Prosseguindo, o Sr. Flavio, informou que é servidor publico a 18 anos , chegando a Barra, onde também reside, para trabalhar com todo empenho e ser o grande elo da população com todos os órgãos e secretarias da Prefeitura.  A seguir houveram diversas manifestações, a saber:

Pedro Manuel/Malibu reclamou sobre as festas no Campo de Golfe. O Sr. Delair, complementou a reclamação citando também as festas na Cidade das Artes. Respondendo, o Superintendente informou que providencias já foram tomadas e o Sr. Favoreto, presidente do Clube, se comprometeu a  encerrar as festas, devendo a última a ser realizada no dia 28/07 porque não tem como cancelar. Quanto ao problema da Cidade das Artes, ele solicitara uma reunião com o Presidente da fundação para discutir o assunto.

Cléo Pagliosa/AmaRosas agradeceu ao superintendente sobre seu empenho   nos combates aos ambulantes, moradores de rua e nas vendas de quentinhas. Pediu providências para que a Secretaria de Conservação verifique um problema na Av. Pref. Dulcídio Cardoso com retorno da água da chuva para o prédio Rosa do Sol.

Marcia/Riviera Dei Fiori, denunciou que as árvores na Av. Pref. Dulcídio Cardoso e as que estão no entorno do Riviera,  estão cheia de ervas de passarinhos, o que esta provocando a morte delas.  Solicitou também providencias  para que no dia da feira na Praça do “Ó”, carros e caminhões possam estacionar em locais próximos da praça.

Neidir Almeida/Alfa Barra, solicitou atenção para as cargas e descargas de caminhões na Av. Lucio Costa, que traz bastante complicação para o transito.  reclamou também que os sinais de transito na Av. das Américas do Alvorada até o final do Recreio tem permanentemente apresentado problemas na sincronização.

 

____________________________________________________________________________________Cont.(C-434/18)

 

Luiz Edmundo/Nova Ipanema,  solicitou  ao superintendente que faça uma ação de ordem pública na Av. das Américas e também na passagem subterrânea do Nova Ipanema.

Marize Vieira/Jd. Oceânico,  falou sobre rotatória da esquina da rua Prudência Amaral com a praça Geraldo da Cruz, onde o estacionamento de carros acontecem com freqüência, colocando em risco todo o transito.

Sérgio Pernes/Wimbledon relatou que o condomínio ajuda em diferente ações na Av. Pref. Dulcídio Cardoso e que o condomínio gostaria de uma relação e reciprocidade com novo superintendente.

Luiz Igrejas/Jd. Oceânico agradeceu pela providencia para a limpeza dos canais no Jardim Oceânico e solicitou para que seja verificado o chafariz da Praça do Pomar que esta sem funcionar.

Sonia Lopes/Rosa dos Ventos, denunciou que “menores de rua”, estão abordando senhoras e roubando sacolas de compras de supermercados.  Solicitou também providencias para melhorias na Ciclovia da Av. Pref. Dulcidio. Cardoso.

Luiz Iootty/Barramares,  pediu providencias para melhorar o transito entre a Praça do Ó ao Atlântico Sul na Av. Lúcio Costa, sugerindo a construção de baias invertidas próximo ao Hotel Windsor.  Solicitou a criação de linhas de ônibus circulares entre  Alvorada x Jd. Oceânico, seguindo pela Av. Américas retornando pela Lucio Costa e outra no sentido inverso.

Finalizando o Presidente Delair, pediu providencias para coibir as paradas de ônibus fora dos pontos, principalmente sobre a passagem subterrânea do Nova Ipanema; as para de caminhões cegonhas ao longo das avenidas com grandes movimentos e fiscalização severa aos operadores de transito que não operam nada.

O Sr. Flavio Caland, pediu a todos diretores e filiados da CCBT, para passarem à ele todas as demandas, no que estará ajudando em muito no seu trabalho.

 

Concluindo os trabalhos , o Presidente agradeceu a presença do Sr. Sergio Pernes do Condomínio  Wimbledon Park,  do Rodrigo Marchon de Copacabana, da Sra. Kelly Sodré da Pechincha, Luiz Bisaggio de São Conrado e a presença de todos.

 

Mais nada tendo a ser tratado, a reunião foi encerrada as 21:40hs.

 

 

Delair Dumbrosck                                                    José Manuel da Cruz Costa 

      Presidente                                                Secretario