(C-433/18) ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 21 de JUNHO 2018.

 (C-433/18)

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 21 de JUNHO 2018.

 

PRESENÇAS: Delair Dumbrosck/RHR; José Manuel Cruz Costa/Grumari-Barrasul; George Khede/ABM ;  Cléo Pagliosa/AmaRosas; Denise Bauerfeldt/RHR; Luiz Iootty/Barramares; Sergio Camilo Trindade/Barramares; Jorge Luiz Mathias/Mármara-Barramares;  Neidir Almeida/ Alfa Barra II; Roberto Salvador/AVEMATER;  Luiz Edmundo de Andrade/Nova Ipanema; Pedro Manuel Rio Tinto de Matos/Malibu; Rodrigo Marchon/Borborema; David Zee/Riviera Dei Fiori.

RESUMO: Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente Delair Dumbrosck, que convidou a mim Cléo Pagliosa para secretariá-lo, passando-se então a discussão dos assuntos da pauta:

CURSOS CCBT – Entendimento estão sendo feitos com ABADI e SECOVI-RJ, para fazerem parte  da grade de cursos anual que são realizados pela CCBT.

AÇÃO CEDAE – Foi dado conhecimento que a audiência da Ação de execução que está em tramite na 11ª Vara Federal contra a CEDAE, foi prorrogada por 30 dias, devendo ser a nova data dia 26/7/18. Esta Ação iniciada em julho/2000 tem como causa, à época,  a cobrança da falta de sistema de esgoto e a poluição do sistema lagunar e por sentença judicial desde março/2003 a CEDAE vem sendo penalizada com uma multa diária de R$ 5.000,00, mais o dano ambiental causado a todo sistema lagunar. A autoria da ação é do Ministério Público Federal tendo como parte a CCBT – Câmara Comunitária da Barra da Tijuca.

SITUAÇÃO ECONÔMICA DA CCBT – O Vice presidente David Zee, sugere que a CCBT envie mensalmente junto com o boleto um resumo da  atuações e realizações, para que o filiado acompanhe e valorize  os trabalho realizado.

TERRENO DO PARQUE DAS ROSAS –  O presidente Delair, denunciou que o prefeito encaminhou para a Câmara de Vereadores uma emenda ao PL 761, propondo a desafetação para venda das áreas publicas localizadas na Rua Jornalista Ricardo Marinho(Pça. Parque das Rosas) e na Rua Capitão Jomar Bretas (Cond. Wimbledon Park). A CCBT, em posicionamento contrario  enviou ao Presidente da Câmara de Vereadores – Vereador Jorge Felipe, um oficio contestando a desafetação.  O Diretor Cléo Pagliosa- Presidente da AMAROSAS comunicou que o mesmo foi feito pela sua Associação, porem sendo direcionado ao Vereador Carlos Caiado.

CONGRESSO DE SÍNDICO: No prosseguimento da reunião, foi feita uma avaliação do Congresso de Síndicos que a CCBT realizou nos dias 14, 15 e 16. O  Presidente Delair, leu email’s do Desemb. Sylvio Capanema e do Juiz Dr. Francisco Horta, elogiando a organização do evento.  O  Diretor George Khede, mencionou que ouviu de diversos expositores elogios pela organização e o conteúdo das conferencias. Roberto Salvador, que dirigiu brilhantemente toda a parte do cerimonial, elogiou a pontualidade na organização de todo evento.  A Diretora Denise, criticou a ausência das autoridades, Cmte. Geral da PM e Chefe da Policia Civil,  convidados para o painel de “Segurança”, elogiando a inteligência e a firmeza do Cel. Blaz (coordenador de comunicação social da PM) representante das autoridades convidadas.

PLANO ESTRATÉGICO DO RJ – O vice presidente David Zee, informou que este presente na apresentação do Plano Estratégico do Rio de Janeiro, apresentado na Sala Cecília Meireles.

IPTU – O Sr. Sergio Camilo/Barramares comunicou que moradores de seu condomínio receberam uma cobrança complementar de IPTU, equiparando prédios localizados em ruas laterais e na Av. Dulcídio Cardoso, com os valores dos imóveis localizados com frente para a Av. Lucio Costa.  Desta forma, seria interessante saber se outros condomínios também receberam esta cobrança, para que a CCBT capitaneasse um movimento contestando tal cobrança.  O presidente Delair recomendou que de imediato os moradores contestassem tal cobrança por via  administrativa  na Secretaria Municipal de Fazenda, e também a contratação de um advogado tributarista para contestação por via judicial.

CONTRATAÇÃO DE JOVEN APRENDIZ – O representante do Barramares, também informou que vários condomínios estão recebendo notificação para a contratação de jovem aprendiz. O  presidente esclareceu que este foi um dos pontos  discutido no Congresso de Síndicos, tendo o Presidente do SECOVI informado que esta exigência esta sendo ajuizada com a participação da ABADI, pois vários estados do Brasil já tomaram esta providencia com sucesso.  O Sr. Delair se comprometeu que qualquer novidade sobre este assunto será imediatamente divulgada.

 

Nada mais havendo para ser tratado, a reunião foi encerrada as 21h40min.

 

Delair Dumbrosck – Presidente                                                    Cleo Pagliosa – Secretário