ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 01 DE FEVEREIRO DE 2018.

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 01 DE FEVEREIRO DE 2018.

PRESENÇAS: Denise Bauerfeldt/La Playa; Delair Dumbrosck/RHR; Cléo Pagliosa/AmaRosas; Antonio Carlos Guimarães/Riviera Dei Fiori; George Khede/ABM;  Odilon de Andrade/CCBT; Neidir Almeida/Alfa Barra II; Pedro Manuel Rio Tinto de Matos/Malibu; Nelson Seixas/ Rosa da Praia; José Manuel da Cruz Costa/Grumari Barrasul; Ildamar Nunes Vianna/Parque das Rosas; Luiz Edmundo de Andrade/Nova Ipanema; Cristina Pinho Correia/Barra’Doro; Ricardo Magalhães/31ºCCS; Roberto Masluch/Le Parc; Cel. Wagner Mello/31ª BPM; Ten. Leonardo Massari/31ª BPM; Sérgio Camilo G. da Trindade/Barramares; David Zee/Riviera Dei Fiori; Márcia Alice Hartung/Riviera Dei Fiori.

RESUMO: Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente Delair Dumbrosck, que convidou a mim Cléo Pagliosa para secretariá-lo. Ao iniciar a reunião reunião foi apresentado o Tenente Coronel Wagner Mello, comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, que estava  acompanhado do Tenente Massari, comandante da 1ª CIA, passando-se então a discussão dos assuntos da pauta:

IPTU: O presidente Sr. Delair  fala da reunião do ACORDA RIO, que aconteceu no dia 31/01/18 nas dependências do NOVO HOTEL, localizado na praia de Botafogo. A reunião teria como objetivo tirar as dúvidas jurídicas a respeito do IPTU 2018, onde vários moradores demonstraram estar em dúvida quanto ao procedimento de pagar ou não a taxa com aumento. No decorrer da reunião fomos informados que o Ministério Público Estadual, ingressara com uma nova ação  solicitando o cancelamento do aumento do IPTU. Diante disto ficou resolvido que as lideranças do Movimento ACORDA RIO, irá se  inteirar sobre a nova Ação junto ao MP para repassar as informações.

NOVO SUPERINTENDENTE DA BARRA E JACARÉPAGUA: O presidente Sr. Delair comentou sobre a nomeação de Azaury Alencastro  Jr. como novo Superintendente da Barra e Jacarepaguá, esperando que por ser pessoa engajada em movimentos comunitários, consiga desenvolver um bom trabalho para toda a região.

CANAL DO MARAPENDI:  O diretor Cleo Pagliosa comunica aos presentes que foi criado um movimento dos condomínios localizados a beira do Canal de Marapendi, onde já esta agendado uma grande vistoria, com a finalidade de localizar pontos de vazamento de esgoto, limpeza, podas e serviço de conservação, para ser apresentado aos órgãos competentes.

SEGURANÇA: Prosseguindo a reunião, foi a vez da apresentação do Comandante Mello, que descreveu seu vasto currículo durante os 27 anos que esta na Polícia Militar. Falou das sua metas para 31º BPM, onde pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido até então, pelo Coronel Schalione. Após algumas considerações feitas pelo novo Cmte. Mello, foi a vez dos presentes a reunião, fazerem os seus questionamentos:  O diretor Odilon defendeu a volta do uso da agenda comunitária, sistema pelo qual os ocupantes das viaturas assinavam em agenda de condomínios pré estabelecidos, o que funcionou por bom tempo e trazendo resultados.   O Cmte. Mello comprometeu-se analisar a sugestão. A diretora Denise agradece a presença do comandante, e se diz bastante satisfeita com a explanação feita, desejando boa sorte.  O diretor Pedro Manuel,  pergunta se tem uma solução para a cabine blindada, localizada na Lucio Costa com Ayrton Senna. O Cmte. Explicou que a Light se nega a fazer a ligação elétrica devido a dividas do estado, o que esta tentando ser equacionado.  Por sugestão do presidente Delair este assunto será levado a reunião do 31°CCS, com o que concordou plenamente o Presidente Ricardo Magalhães.    O diretor Cleo sugeriu que o projeto das UPP’s, seja revisto e o efetivo seja devolvido aos batalhões. O projeto original seria Unidade de Polícia Pacificadora, onde somente tivemos Unidade de Polícia, e a Pacificadora que seria as ações sociais nas comunidades não aconteceu, permitindo assim que o poder paralelo do tráfico retornasse, inviabilizando as ações de algumas UPP’s. O Coronel informou que já existe um estudo dentro da Secretaria de Segurança avançando neste sentido. O diretor Luiz Edmundo agradece os esclarecimentos, e sugere o uso de motos ao invés de viaturas por acreditar que a manutenção seja mais barata. O Cmte. explicou que o uso das motos deve ser somente em algumas situações, onde precisa de uma mobilidade melhor, mas que a moto também precisa de manutenção, alem de aumentar o risco do policial que fica mais exposto. O diretor Sérgio do Barramares também agradece e coloca o condomínio a disposição no sentido de ajudar no que for possível.  O presidente do 31ºCCS Sr. Ricardo falou do projeto adotado pela ABM, uma espécie de “projeto vigia”, onde é distribuído aos condomínios aparelhos de celular, ligados ao Batalhão para comunicar atitudes suspeitas, e que desde o período de sua implantação, já trouxe alguns resultados positivos. Por fim o Presidente Delair perguntou se as câmeras ligadas a ACBS, trazem resultados positivos. O Cte. Mello afirmou que elas tem sido de grande valia para a segurança da região.   Diante de tal afirmativa, o Presidente incentivou a todos os condomínios, que se filiem a ACBS proporcionando assim melhorias no sistema de segurança .

Nada mais havendo para ser tratado, a reunião foi encerrada as 21Hs.

Delair Dumbrosck – Presidente                                                          Cleo Pagliosa – Secretário