ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 27 DE FEVEREIRO DE 2018.

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 27 DE FEVEREIRO DE 2018.

PRESENÇAS: Roberto Silva/Barrasul; Odilon de Andrade/CCBT; George Khede/ABM; Antonio Carlos Guimarães/Riviera Dei Fiori; José Manuel da Cruz Costa/Grumari Barrasul; Cléo Pagliosa/AmaRosas; Pedro Manuel Rio Tinto de Matos/Malibu; Marcia Alice Hartung/Riviera dei Fiori; Maria Helena Lopes/ABIH;  Delair Dumbrosck/RHR; Roberto Salvador/AVEMATER; Luiz Edmundo de Andrade/Nova Ipanema;  David Zee/Riviera Dei Fiori; Maria Lúcia Mascarenhas/Bosque do Itanhangá.

RESUMO: Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente Delair Dumbrosck, que convidou a mim Cléo Pagliosa para secretariá-lo, passando-se então a discussão dos assuntos da pauta:

CURSO: O Diretor Roberto Silva informou que o próximo curso da CCBT será NOÇÕES DE SEGURANÇA ministrado pelo  31º Batalhão da Policia Militar nos dias 20 e 21 de Março das 14h ás 16h, na sede da entidade.

VOTAÇÃO NA ALERJ – NOVA LEI DA VISTORIA DE GÁS: O presidente Delair informou que  a nova Lei será votada na segunda quinzena de março/18.

CONSEMAC:  O Vice Presidente David Zee, fez um resumo das últimas reuniões realizadas pelo CONSEMAC fazendo observações sobre a falta de objetividade do referido Conselho, porem mesmo com tais ponderações, ficou definido a continuação da participação dos representantes da CCBT no CONSEMAC.

DEMONSTRATIVO DO EXERCICIO 2017 DA CCBT: O Presidente deu conhecimento a todos, que o demonstrativo do ano de 2017 da CCBT, já esta sendo distribuído, oferecendo assim a todos os filiados a oportunidade de conhecerem todas as origens e aplicação dos recursos juntamente com um relatório de notas explicativas.  O balanço apresentado foi aprovado pelo Conselho Fiscal, recebendo as devidas assinatura.

AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ: Chegou ao conhecimento da CCBT, que o Aeroporto de Jacarepaguá, está operando comercialmente vôos para São Paulo.  A  Presidência informou que está apurando para questionar o  DAC (Departamento de Aviação Civil).

DEPENDÊNCIA QUIMICA: Foi Dado conhecimento que a Clinica Jorge Jaber estará retornando os atendimentos de orientação a Dependência Química na sede da CCBT a partir do mês de Março/18.

CONGRESSO DE SÍNDICOS:  O Presidente deu conhecimento que já foi iniciado o planejamento e organização  para a realização de um Congresso para Síndicos que será coordenado pela CCBT e ABADI.

AÇÃO NA 11ª VARA FEDERAL CONTRA A CEDAE: Nesta data de hoje, 27/02/18, foi realizada na 11ªVF, audiência de uma Ação iniciada em junho/2000, onde a Câmara Comunitária através do MPF – Ministério Publico Federal, cobrava da CEDAE a execução do Emissário Submarino e toda a rede coletora de esgoto da Baixada de Jacarepaguá. Esta Ação levou a CEDAE a uma condenação de multa diária de R$ 5.000,00, que corre desde o ano de 2003, mais a apuração dos danos ambientais no complexo Lagunar.  A Drª. Marcia, diretora da CCBT, explicou que na Audiência desta data, 27/2/18, ficou estabelecida a inicial de um acordo para que em 120 dias a CEDAE apresente ao Juiz, uma solução que venha estancar a poluição nas  lagoas até que toda a rede de esgotamentos seja implantada.  O Prof. David Zee/Vice presidente da CCBT, esclareceu ainda que a Câmara acompanhará neste período todos os estudos a serem oferecidos pela CEDAE.  A principio, os estudos serão feitos sobre a instalação de 5 UTR’s – Unidades de Tratamento de Rios, Unidades de Tratamentos em Tempo Seco e ainda aquela que a CEDAE julgar pertinente.

AVALIAÇÃO SOBRE A INTERVENÇÃO NA SEGURANÇA DO RJ: A presidência colocou em pauta uma troca de opiniões sobre a recente Intervenção na Segurança do Estado.   Diversos diretores colocaram seu ponto de vista:

Márcia  > tem opinião de que faltou tempo para treinamento do Exército para esta tarefa;  Odilon >  tem receio de que tudo volte como antes, depois da intervenção;  Cleo > espera que o trabalho de inteligência seja priorizado, sendo de opinião que a prefeitura tem que participar deste momento com a ordenação da Ordem Pública que esta completamente abandonada;  Pedro > tem preocupação de que falte investimentos neste processo de intervenção;  Antonio Carlos > entende que a questão do planejamento é fundamental;  Manuel > também destacou a importância do Município no processo da intervenção;  David Zee > declara que a sociedade está a espera de resultados  e Maria Helena >  entende que a intervenção já chegou com todas as ações mapeadas.

Nada mais havendo para ser tratado, a reunião foi encerrada as 22Hs.

Delair Dumbrosck – Presidente                                                    Cleo Pagliosa – Secretário