Reunião com secretário de Transporte Fernando Mac Dowell

Reunião com secretário de Transporte Fernando Mac Dowell

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Graphics
4 out of 5
Gameplay
3 out of 5
Sound
4 out of 5
Storyline

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4
4 out of 5

Visão Geral

  • Data de lançamento June 14, 2014
  • Pros:

    Quo te partem nusquam salutatus, nobis oratio vel ut. Duo te quod salutatus.

  • Cons:

    In qui facilisis appellantur, pro vero aliquid fabulas cu. Pri cu facete debitis fabellas, accusam voluptua ad mel.

  • Conclusão

    Nibh voluptua eleifend sed ne, ex melius maiorum vix, ea case percipit sit. Quo in scripta prodesset, ex nam sonet theophrastus.

Secretaria de Transporte irá realizar intervenções no trânsito da Barra da Tijuca.

Em reunião com os moradores da Barra da Tijuca na CCBT, a secretaria de transporte informou que está estudando medidas para melhorar o trânsito na região.

Melhorias na mobilidade urbana e no sistema de transporte da Barra da Tijuca foram os assuntos da reunião promovida, na terça-feira (21), pela Câmara Comunitária da Barra da Tijuca entre o vice-prefeito e secretário de transporte, Fernando Mac Dowell, o coordenador de planejamento da SMTR, Ado Azedo e o diretor da CET-Rio André Ormond, e mais de 100 moradores e representantes da Barra da Tijuca, que estavam presentes.

 

Demandas da CCBT

O presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck, entregou a secretaria de transporte um documento com diversas reivindicações  de melhorias para o trânsito da região. São demandas antigas dos moradores que já foram apresentadas a administração anterior e ainda não foram atendidas como: a conclusão e a abertura da Avenida Via Park entre o Downtown e o parque Mello Barreto, que fica atrás do Barra shopping; a conclusão e abertura da Dulcídio Cardoso em dois pontos: entre a ponte Lúcio Costa até o condomínio Novo Leblon, e no lado da praia no trecho do Jardim Oceânico até o Posto 8; mergulhão no Barra Shopping e melhoria nas placas de sinalização, com letras maiores e refletivas, entre outras.

“São reivindicações pontuais, mas que são muito importantes para a Barra”, disse Delair.

De acordo com o diretor da Cet-Rio, já está em andamento um projeto de revisão que visa melhorar a sinalização na cidade, seja no tamanhão da fonte e como a sua localização nas vias.

 

Sistema Aquaviário

O secretário de Transporte, Fernando Macdowell, apresentou o projeto aquaviário de hovercraft para Barra.  O secretário afirmou que o sistema de transporte lagunar seria uma solução para diminuir a circulação de carros no bairro, já que é o lugar onde mais veículos transitam na cidade, ganhando de Copacabana. Ao ser indagado sobre a necessidade de dragagem nas lagoas, disse que este tipo de embarcação pode navegar em pouco calado.

Os moradores também foram ouvidos pelo secretário de transporte e sua equipe, e fizeram inúmeras reclamações e questionamentos sobre o trânsito na Barra da Tijuca.

 

Itanhangá

A diretora da CCBT Maria Lúcia Mascarenhas, moradora do Itanhangá reclamou bastante dos frequentes congestionamentos em horários de pico, na saída da ponte da estrada da Barra da Tijuca. Além disso, solicitou que seja construída uma ciclovia na localidade.

O diretor da Cet-Rio explicou que o triângulo utilizado para fazer o encaixe da ponte com a pista lateral gerou uma curva que não permite uma área giro confortável, sobretudo para os ônibus, que invadem a outra pista, reduzindo em 50% a capacidade de circulação. “Vamos realizar revisões dentro do possível porque não são obras baratas. No momento estamos fazendo intervenções operacionais, na agulha, em frente ao Condado de Cascais, para melhorar a saída do Itanhangá”, esclareceu o diretor.

Jardim Oceânico

Se a região da Avenida Ministro Ivan Lins foi contemplada com as obras das Olimpíadas, a orla do bairro ficou de fora dos investimentos, e as queixas dos moradores foram inúmeras, principalmente no trecho da Praça do Ó até o Atlântico Sul.

De acordo com André Ordmand, com a concordância do secretário de transporte, há uma proposta para tornar o estacionamento neste trecho em uma terceira faixa nos dias de semana.  As vagas são em 45°, nos dias úteis elas seriam colocadas em 90°, permitindo a criação da faixa. Aos finais de semana quando a procura de vagas é maior, o estacionamento voltaria ao normal.

Avenidas das Américas

As reclamações foram em cima do grande fluxo na avenida, a circulação dos ônibus intermunicipais, a necessidade de retornar com a terceira faixa entre a Alvorada e o Recreio, e a falta de segurança nos BRts.

Ayrton Senna

Apesar das melhorias ainda há pontos de engarrafamento na via, que atrapalham o trânsito na Avenida das Américas e outras ruas do bairro.

Segundo, Fernando Mac Dowell, há uma proposta de intervenção nas agulhas da avenida, para aumentar a capacidade de fluxo e na rua onde estão localizados os hospitais Samaritano e Vitória. “Com o acerto dessas agulhas, que é uma obra de urgência, nós pretendemos ter uma ganho de 40% na fluidez da avenida, o que impacta diretamente no giro do Cebolão e na Avenida das Américas”, complementou o diretor da Cet-Rio.

O presidente, Delair Dumbrosck, afirmou que todas as promessas de realizações que a secretaria fez ao longo da reunião serão fiscalizadas, e as demandas e sugestões dos presentes serão integradas as reivindicações apresentadas pela CCBT. Ao documento entregue à secretaria de transporte acrescentou a negociação com o Barra Shopping e o Via Parque, a necessidade de policiamento dos Brts aos moldes do metrô, a nomeação dos pontos de ônibus, para facilitar a identificação, a ciclovia no Itanhangá, a implantação do transporte lagunar, além de outras.

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